Capítulo 241: Exibindo a Tia-Avó em Público

Viajando no Tempo: Toda a Minha Família é Vilã Song Xiangbai 3892 palavras 2026-01-17 11:19:11

……

Embora a jornada tenha sido longa e cansativa, isso em nada afetava a elegância do digníssimo senhor Sima.

Era tarde.
Um barco de passeio.
Navegando pelas águas do lago.

O vento de inverno soprava um tanto gélido, mas o interior da embarcação mantinha-se agradavelmente aquecido.
Jiangzhou era uma terra próspera, margeada por um caudaloso e vasto rio.
Diferente da correnteza um tanto impetuosa do rio Jingjiang, as águas de Jiangzhou estendiam-se num horizonte ilimitado, a ponto de os antigos, que jamais haviam contemplado o mar, facilmente suporem tratar-se do próprio oceano.

Assim que se encontraram, o senhor Jia rendeu-se por completo à distinta compostura do magistrado Jiang.
Com toda a cortesia, conduziu-o à estalagem — uma hospedaria reservada exclusivamente a oficiais em trânsito.
Uma vez acomodados, convidou-os de imediato para o chá da tarde.

O senhor Jia era o típico vástago de uma família aristocrática: ocupava um cargo modesto, recebia um estipêndio reduzido, mas pertenezia a um clã poderosíssimo. Sabia desfrutar dos prazeres da vida e banquetear-se com requinte, embora suas aptidões para o trabalho fossem apenas medianas; por essa razão, fora relegado à função de recepção.
Ainda assim, o posto caía-lhe como uma luva.

Naturalmente, embora o cargo não fosse graúdo, a sua graduação oficial não deixava de ser alta.
Tratava-se, contudo, de uma questão de perspectiva.
Apoiado pelo prestígio de sua estirpe, ostentava, no mínimo, a quinta ou sexta patente.
Enquanto as pessoas comuns sequer sabiam como ingressar no funcionalismo público ou progredir na carreira, as grandes famílias já dispunham de uma via trilhada e familiar, bastando seguir os passos preestabelecidos com tudo devidamente acerto e preparado.

A família Jia era, ademais, uma antiga dinastia de nobres.
Jia Sen não possuía grandes talentos; passara nos exames por pouco e exercia o cargo a custo, mas nutria uma paixão devota pelo mundo das letras, colecionando amizades entre literatos e eruditos.
E Jiangzhou acontecia de ser um reduto repleto de tais notabilidades.

Alguém dotado de maior perspicácia política decerto evitaria aproximar-se do magistrado Jiang logo à chegada, preferindo aguardar até que o cenário político se tornasse mais nítido.
Sucedia, porém, que o senhor Jia carecia precisamente dessa qualidade.
Bastava-lhe contemplar o magistrado Jiang para considerá-lo uma visão celestial.

Naquele exato momento, a bordo da embarcação, o senhor Jia exibia-se como um pavão em exibição de corte, com o rosto cuidadosamente empastado de pó de arroz e cosméticos.

Mianmian vestia túnicas de jovem mestre abastado, sentada ao lado do pai como se fosse um de seus pajens.
Olhando para o tio sentado à sua frente, reparou estupefata que ele trazia a face coberta de base.
Contudo, como a preparação da pele fora malfeita, os poros sobressaíam dilatados: visto de longe, parecia apenas alvo, mas de perto evocava um leve pavor de aglomeração de pontos — cada poro avantajado encontrava-se entupido pelo pó esbranquiçado; contudo, a própria excitação fizera o homem transpirar, de modo que as bordas dos poros ganharam umidade, desfazendo a maquiagem e criando uma tez pontilhada de incontáveis buraquinhos brancos.

Ora, aquilo era o clássico resultado de excesso de cosméticos aliado a uma limpeza deficiente e à ausência de uma desmaquilhagem adequada.
O que, por sua vez, evidenciava a fraca capacidade comercial da própria família dela.
Ora bolas, se vendessem artigos de higiene e cosméticos — itens de necessidade básica para o povo —, a fortuna deles deveria há muito rivalizar com o tesouro de um império. No entanto, os lucros pareciam apenas medianos, ligeiramente acima do padrão de gente rica, sem ostentar aquela opulência extraordinária; sinal evidente de que a veia para os negócios deixava muito a desejar, pois nem sequer haviam conseguido expandir as vendas até a cidade de Jiangzhou.

A capital imperial era considerada uma metrópole de primeira linha; Jiangzhou e Qingzhou — a terra natal do antigo mestre do censor Jiang — pertenciam ao patamar das quase primeiras linhas; Jingzhou, outrora relegada a uma quinta ou sexta categoria, decerto ascendera ao segundo escalão graças ao vigoroso desenvolvimento promovido pelo magistrado Jiang.

Jiang Mianmian não fixou o olhar no rosto do homem por muito tempo, pois prolongar tal escrutínio seria indelicado.
Foi apenas uma rápida olhada, embora contivesse um mar de comentários irônicos em seu íntimo.

Na verdade, o senhor Jia também se encontrava extremamente tenso naquele instante.
Afinal, o magistrado Jiang já possuía uma beleza naturalmente cativante e elegante; após fazer a barba e assear-se para o encontro, envergando uma túnica azul-marinho, sua pele alvo e seus traços faciais harmoniosos ressaltavam-se ainda mais, exibindo uma perfeição indescritível.
Ao vê-lo vestindo aquela túnica azul-marinho, o senhor Jia pensou consigo mesmo que, assim que retornasse, trataria de adquirir uma peça idêntica, pois achara o visual deslumbrante.

Contudo, o que mantinha o senhor Jia com a espinha dorsal rigidamente ereta não era tanto a figura garbosa do magistrado Jiang, mas sim o jovem rapaz sentado ao seu lado.
Ou melhor, não se tratava de um rapaz, mas sim de uma meninazinha.
O magistrado Jiang decerto trouxera consigo a filha caçula.

— Minha menina é travessa e quis vir conhecer o mundo, peço que o irmão Jia não leve a mal — disse o magistrado Jiang com uma expressão de terna indulgência.

O senhor Jia sentia-se um tanto instável no assento porque os traços do jovem pajem à sua frente eram, de fato, excessiva, extraordinariamente refinados.

Existiam inúmeros poemas sumptuosos dedicados a louvar a formosura humana.
Contudo, diante daquela fisionomia juvenil, tais versos pareciam simplesmente incapazes de se expressar.
Se a beleza marcial do magistrado Jiang já era notável, era de se esperar que sua prole ostentasse traços arrebatadores.
Mas quando uma formosura de tal magnitude ainda se reveste de uma candura infantil, mantendo-se inconsciente de si mesma numa postura de total desregramento e inércia deliciosa, o efeito tornava-se inteiramente outro.
Resplandecente e vibrante, parecia algo irreal.

Mianmian também apreciava sobremaneira a própria aparência; considerava ter feito o negócio da sua vida.
O pai possuía a beleza de uma divindade celestial.
Portanto, ela própria equivalia a uma divindade celestial versão Plus.

Apesar de Mianmian raramente se olhar no espelho...
O principal motivo era que ela sequer conseguira inventar e fabricar um espelho decente, o que lhe causava certa vergonha.
Chegara a produzir um espelho pela metade, mas revelara-se pouco prático, terrivelmente pesado e caríssimo.
De qualquer forma, embora não se mirasse com frequência, quando ocasionalmente vislumbreva seu reflexo numa superfície polida, inevitavelmente sentia-se um pouco chocada e enfeitiçada.

Com aquela carinha, parecia que até mesmo as maiores travessuras seriam facilmente perdoadas.
Era também graças àquela mesma carinha que a mãe, toda vez que decidia castigá-la, jamais conseguia aplicar força de verdade.
Se a mãe realmente usasse de força, provavelmente não restaria nenhum sobrevivente.

Quando a moral de alguém se deixa guiar pelos traços faciais, bastam poucas olhadas para a própria imagem para que Mianmian tema tornar-se vaidosa.
Temia igualmente desenvolver ansiedade estética.
Enquanto a ansiedade estética das pessoas comuns decorre de se acharem feias e desejarem ser mais bonitas, a dela nascia do oposto: era formosa demais, o que aconteceria caso perdesse a beleza no futuro?
Diziam que certa figura mítica chamada Narciso morrera precisamente de tal aflição.

Atualmente, Mianmian não sofria de qualquer ansiedade estética — pelo menos era o que julgava; contudo, toda a sua família estava convencida do contrário, pois ela fazia questão de escovar os dentes manhã e noite, aplicar cremes faciais e fabricar uma infinidade de substâncias para untar a pele.
Água essenciada? Sérum? Creme hidratante? Protetor solar? Máscara facial?
Em suma, Jiang Mianmian acumulara todo tipo de produtos que considerava indispensáveis para uma rotina normal de cuidados com a pele, embora ainda fosse jovem demais para usá-los; a irmã mais velha e a mãe tampouco demonstravam grande apreço por aquilo, e o irmão mais velho sequer se importava com tais trivialidades. Apenas o pai fazia uso de tais unguentos, graças a uma mãe devotada que, num ímpeto de zelo conjugal, insistia em aplicá-los no rosto do marido.

De todo modo, bastou Mianmian lançar um olhar na direção do senhor Jia para que este voltasse a contorcer-se de desconforto na cadeira, como se desejasse abrir as penas do pavão ainda mais.
Acontece que manter a postura de pavão exibicionista exigia um esforço considerável.

Ainda bem que existia um instrumento de ostentação tão formidável quanto a arte do chá *gongfu*.
Certamente, alguém vindo de uma terra árida e gélida como Jingjiang jamais teria experimentado uma atividade tão refinada.

Exibindo toda a sua pompa, o senhor Jia pôs-se a preparar o chá.
Carvão de madeira de sândalo ardia, aquecendo a água.
A água de nascente, de primeiríssima qualidade e caríssima, ferveu em borbotões e foi despejada sobre xícaras de porcelana finas como asas de cicada, erguendo volutas de vapor branco.
Após realizar um primeiro ritual de purificação e descarte, procedeu finalmente à colocação das folhas, à infusão, ao nivelamento no bule de partilha e à distribuição pelas xícaras.

Temendo que os visitantes cometessem alguma gafe, o senhor Jia fez questão de explicar:
— A primeira infusão não deve ser bebida, serve apenas para lavar o chá.
Naturalmente, tratava-se também de uma forma de aquecer as xícaras.
A água fervente escaldava os recipientes, mantendo-os aquecidos para extrair o máximo do aroma da folha.

Com esmero meticuloso, o senhor Jia entregou o bule de partilha, agora morno, ao cavalheiro à sua frente, sugerindo:
— O irmão Jiang pode apreciar a fragrância desta infusão.

O magistrado Jiang tomou o bule de partilha e aspirou o aroma com total despreocupação — resignado, pois já fizera aquilo inúmeras vezes em casa.
Desde que a pequena começara a aventurar-se na arte do chá, obrigava-o diariamente a cheirar várias xícaras e a descrever as diferentes notas olfativas.

Após inalar o aroma, o magistrado passou o bule de partilha à filha.
Mianmian cheirou o líquido: era de fato agradável, ostentando notas de mel e flores; o único senão talvez residisse num armazenamento ligeiramente inadequado, que lhe conferia um leve toque envelhecido, embora ainda se tratasse de um chá de excelente qualidade.

A terra natal de Mianmian era uma região onde praticamente todas as famílias possuíam colinas de plantações de chá — colinas que mais tarde viriam a servir de pretexto para esquemas de fraudes telefónicas, a ponto de ela nunca mais ousar dizer a ninguém que seu avô cultivava chá, temendo ser tomada por vigarista, apesar de ser verdade.

Após conferir o aroma, repassou-o a Yin Gu, a governanta que montava guarda logo atrás.
Yin Gu postava-se rígida como uma folha de porta atrás de seus patrões.
Recebendo o bule enviado pela jovem mestra, também o aproximou do nariz, franziu ligeiramente o cenho e devolveu-o.

Toda aquela sequência de ações deixou o senhor Jia um tanto contrariado.
Preparar chá era uma atividade da mais alta sofisticação.
Especialmente o chá *gongfu*, uma tradição originada nos recintos do palácio imperial.

Apesar de a filha do prezado irmão Sima possuir uma formosura sem par, faltava-lhe decerto algum decoro ao permitir que a velha ama cheirasse o bule de partilha, e o pior era que a velha criada ainda se permitira franzir o sobrolho.
Foi apenas nesse momento que o senhor Jia reparou na governanta.
E ao reparar, constatou que a mulher exibia uma compostura distinta, em nada parecendo uma criada comum.
A sua postura revelava-se ainda mais imponente do que a das amas de leite que serviam à matriarca de sua própria família; como fora possível ignorar a presença de tal figura até então?

— O que acham da fragrância? Não sentem notas de flor de mel? Não oculto ao irmão Jiang que uma única onça deste chá custa mais do que uma onça de ouro; consegui arrebatar apenas duas onças com meu irmão mais velho, e guardo-as zelosamente, servindo-as apenas a visitas ilustres.

— Magnífico — assentiu Jiang Changtian.

— Sinto também um toque de ameixa — observou Mianmian.

O rosto alongado do senhor Jia abriu-se num sorriso radiante, e os músculos de suas bochechas tremeram levemente, denunciando sua indisfarçável satisfação.
— Exatamente, exato! É aroma de ameixa mesmo. No processo de fabricação destas folhas, utilizam-se ramos de ameixeira verde como lenha para a secagem lenta.

— Se o senhor Jia aprecia esta variedade de chá, poderia também experimentar a técnica de preparar folhas dentro de pequenas tangerinas verdes — sugeriu Mianmian. — Retira-se a polpa da fruta e introduzem-se as folhas de chá no interior; o resultado absorve não apenas o perfume do chá, mas também o aroma cítrico. O sabor torna-se suave e persistente, sendo além de delicioso, altamente benéfico para a saúde e a energia vital.

Em seguida, voltando-se para Yin Gu, ordenou:
— Titia Gu, a senhora trouxe daquele chá? Prepare uma infusão para o senhor Jia mais tarde.

Yin Gu assentiu com um suspiro resignado de cumplicidade.
O magistrado Jiang esboçou um sorriso cúmplice e indulgente.

Continuaram a beber chá e a palestrar.
O senhor Jia pensava consigo: “Esta jovem donzela é extraordinariamente bela e fala com graça, mas decerto carece de experiência. Esta modalidade de chá não é algo que qualquer um possa preparar, exige conhecimentos refinados, quanto mais uma criada.”
Contudo, considerando a beleza estonteante da rapariga, decidiu não criar oposição: já que eram bonitos, podiam dizer o que quisessem.
Afinal, se queriam deixar uma velha ama preparar o chá, que o fizessem.

Yin Gu deu breves instruções e sentou-se diante da bancada de chás.
De frente para o grande rio.
As cantoras trocaram o repertório de cordas.
O incenso voltou a arder.

Então, o senhor Jia testemunhou a velha ama estender as mãos — um par de mãos tão alvas, delicadas e ágeis que superavam as de uma donzela de dezesseis anos. Segurando o bule, gotejou a água e procedeu à infusão; cada gesto seu emanava uma beleza singular e uma solenidade carregada de ritual.
De tal maneira que ele se esqueceu por completo de continuar a falar.

Atამდე que uma xícara recém-infusionada foi empurrada na sua direção.
Ele pegou-a mecanicamente e deu um gole.
Nem quente nem fria; deslizou suavemente pelo paladar, trouxe conforto à garganta e aqueceu o estômago.
Um simples gole de chá conseguia propagar uma sensação de bem-estar por todo o corpo daquela forma.

O senhor Jia permaneceu atônito. Que espécie de chá era aquele?
Que espécie de ama era aquela?
Seria uma preceptora de etiqueta imperial?
Como conseguia ser tão elegante ao preparar uma infusão?
Aquilo fê-lo esquecer por completo a idade da mulher; parecia estar diante de uma verdadeira beldade lendária.

Ao tornar a cheirar o bule de partilha, uma fragrância densa e inebriante invadiu-lhe as narinas — nada comparado ao chá que ele próprio preparara, cujo bule exigia um esforço exaustivo para revelar algum odor.
Compreendeu enfim por que o irmão Jiang limitara-se a aspirar o aroma de forma tão casual, pois julgá-le ignorante fora um erro seu.

Ruborizado e envergonhado, o senhor Jia inquiriu:
— Peço perdão pela ousadia, mas quem seria esta distinta senhora mestre na arte do chá?

Com um sorriso, Mianmian respondeu:
— O senhor Jia não disse há pouco que apreciava a arte do chá *gongfu*? Minha tia-avó chama-se Yin. O tratado *A Origem do Chá Gongfu* foi escrito justamente por ela; decerto o senhor já o leu.

— Isto... isto... isto... — balbuciou o senhor Jia, com o rosto tomado pelo espanto, levantando-se de imediato para fazer uma reverência respeitosa.

— Apenas mostrei o que sei, perdoem-nos a modéstia... — murmurou a ama.

……