Capítulo 87: A Lição de Sangue
Flocos de neve caíam em profusão, marcando a chegada de mais um inverno. Viena, envolta em um manto prateado, exibia um encanto extraordinário nesta estação.
Palácio de Schönbrunn
Metternich relatou: "Majestade, os embaixadores da Grã-Bretanha e da França transmitiram ao Ministério dos Negócios Estrangeiros a proposta de negociação de armistício dos otomanos. Parece que o governo do Sultão está se preparando para as consequências."
Isso não surpreendeu Francisco José. Com o desenrolar da guerra, os otomanos sofriam as perdas mais catastróficas, seguidos pelos russos, enquanto os prejuízos britânicos e franceses eram insignificantes, mal merecendo menção.
Sem poder, tudo não passa de ilusão. Era inevitável que os otomanos retraíssem sua esfera de influência no futuro. Aproveitando o apoio atual da Grã-Bretanha e da França, encerrar antecipadamente a guerra com a Áustria e concentrar forças para golpear os gregos atendia muito melhor aos seus interesses.
Francisco José pensou por um momento e ordenou: "Prossigamos conforme o nosso plano original. Negociemos lentamente com os otomanos e descubramos quais são os seus limites antes de mais nada."
"Sim, Majestade!", respondeu Metternich.
A esta altura da Segunda Batalha da Bulgária, ambos os lados estavam exaustos. Após dias de combates de alta intensidade, o descontentamento e a fadiga entre os soldados aumentavam dia a dia, e a moral de ambos os exércitos declinava inevitavelmente.
Exceto pelos gregos, que acabavam de entrar no conflito, e pelos montenegrinos, embriagados pela vitória, o restante sustentava-se apenas por pura força de vontade.
Aparentemente, os russos levavam vantagem, mas Francisco José sabia muito bem que aquilo era apenas uma fachada; tratava-se de uma batalha em que ambos sairiam perdidos.
Bastava olhar para as baixas russas: após mais de quatro meses de luta feroz, as perdas do exército russo já ultrapassavam cento e setenta mil homens.
Desses, menos de sessenta mil haviam morrido diretamente em combate. Dos mais de cem mil feridos restantes, menos de oitenta por cento sobreviveram no final, devido à falta de tratamento médico oportuno e à escassez de medicamentos.
O socorro no campo de batalha simplesmente não existia. Os paramédicos no exército russo eram raros como chifres de gado, capazes apenas de garantir a segurança dos oficiais; quanto aos soldados rasos — desculpem, não havia tempo!
A massa cinzenta dos soldados era barata. Os feridos recebiam apenas um curativo simples e, depois, tinham de aguentar o sofrimento por conta própria.
O exército russo não fornecia treinamento em primeiros socorros no campo de batalha; o procedimento assemelhava-se mais a um atar de feridas do que a um curativo adequado. Sem gaze médica profissional e sem desinfecção, bastava pegar um pedaço qualquer de pano e enrolá-lo para dar o assunto por encerrado.
Quanto aos feridos graves, nem se cogitava que pudessem sobreviver, sendo contabilizados diretamente entre os mortos em combate.
Muitos feridos leves, atingidos por balas apenas nos braços, coxas ou outras partes não vitais — que poderiam ter sobrevivido com um tratamento adequado —, acabavam falecendo pelo mesmo motivo de assistência inadequada.
No Principado da Valáquia, o hospital de campanha estabelecido por Francisco José funcionava a todo vapor. Diariamente, soldados russos feridos eram retirados da frente e corriam para lá em busca de atendimento médico imediato.
"Atendimento médico" era um termo generoso; na realidade, consistia em lavar e desinfetar a ferida, aplicar um novo curativo e prescrever medicamentos de eficácia duvidosa.
O que realmente salvava vidas era a limpeza e a desinfecção da ferida para evitar inflamações e infecções, enquanto os remédios serviam principalmente para um efeito psicológico e, claro, para gerar lucro.
Da frente para a retaguarda, se um soldado resistisse por vários dias sem morrer, já não era considerado um caso grave; desde que a ferida não infeccionasse, ele praticamente sobreviveria.
Aqueles soldados russos ignoravam tais detalhes. Vendo que, após os primeiros socorros, a taxa de mortalidade despencava rapidamente, acreditavam que todos no hospital eram médicos milagrosos.
Na verdade, a maioria daqueles profissionais de saúde eram apenas soldados que haviam passado por um treinamento básico de primeiros socorros no campo de batalha. Francisco José estava usando os feridos russos como cobaias para aprimorar a competência profissional de seu pessoal.
Quanto aos medicamentos, variavam conforme o pagamento: preço alto garantia eficácia real, e Francisco José ainda mantinha um pingo dessa integridade moral.
Não se podia esperar grande coisa dos remédios baratos: eram fórmulas experimentais ou misturas de farinha e vegetais.
O mais eficaz entre os remédios baratos eram as infusões de ervas, essencialmente caldos da medicina tradicional para dissipar o calor e desintoxicar. Infelizmente, aquilo era visto por muitos como bruxaria, e a maioria dos soldados russos recusava-se a beber.
Além disso, o remédio não se destinava a tratar feridas diretamente e não trazia resultados imediatos, acabando por passar despercebido.
Nicolau I ainda podia ser considerado um bom czar, pois pelo menos arcava com os custos médicos dos soldados. Naturalmente, não se devia esperar que gastasse muito: fixou o valor global em dez rublos de prata por ferido, pagos apenas se o homem sobrevivesse. (O rublo de prata equivalia aproximadamente a meio tael de prata.)
Com uma quantia tão irrisória, era impossível esperar um bom serviço. Exceto por uma minoria capaz de pagar do próprio bolso, a maioria recebia o tratamento mais rudimentar.
Por exemplo, um procedimento cirúrgico para extrair estilhaços de uma ferida era impensável sem o pagamento de cem rublos. Havia poucos profissionais capazes de realizar tal cirurgia, o que naturalmente encarecia o serviço.
Inicialmente, Francisco José planejara terceirizar o socorro médico no campo de batalha, mas, considerando os grandes riscos e a recusa do governo czarista em desembolsar uma quantia avultada, o acordo não se concretizou.
Com uma taxa de mortalidade tão aterrorizante, mesmo com reforços contínuos vindos da retaguarda, a combatividade das tropas era inevitavelmente afetada.
Teoricamente, se esses feridos fossem curados e rearmados para o front, seriam veteranos com maior capacidade de combate.
Infelizmente, a burocracia russa era severa e negligenciava o trabalho ideológico com os soldados. A maioria dos feridos recusava-se a retornar ao campo de batalha, e alguns chegavam a subornar os profissionais de saúde para adiar sua recuperação.
Se os russos estavam nessa situação, as forças da coalizão do lado oposto encontravam-se em estado ainda pior. O Império Otomano era incapaz de fornecer assistência médica, mesmo lutando em seu próprio território.
As baixas britânicas não eram grandes o suficiente para alarmar a metrópole, e a pioneira dos primeiros socorros em campos de batalha ainda não havia chegado à frente de conflito.
Na ausência de atendimento médico de urgência, restava entregar-se ao destino e contar com a proteção de Deus.
Essa era a razão pela qual os comandantes britânicos e franceses forçavam os otomanos a servirem como bucha de canhão. Para reduzir suas próprias baixas, aplicavam a máxima de sacrificar os aliados para salvar a si mesmos.
Não se deve esquecer o passado, pois ele serve de guia para o futuro; Francisco José pretendia absorver as lições da Guerra da Crimeia.
Toda essa desordem já havia sido compilada pelo Estado-Maior Geral a mando de Francisco José, e os estudos de caso do campo de batalha foram distribuídos a todos os comandantes.
As lições logísticas também foram entregues a cada departamento governamental, acompanhadas de programas de treinamento profissional. Em suma, o mesmo tipo de erro não podia se repetir na Áustria.
Para garantir a aplicação dessas diretrizes, o governo austríaco implementou um sistema de dupla responsabilidade para líderes e encarregados diretos no departamento de logística. Se houvesse falhas em qualquer etapa, os responsáveis seriam levados conjuntamente a um tribunal militar.
Francisco José declarou com solenidade: "Senhor Marechal, o Estado-Maior Geral deve finalizar o plano definitivo de avanço para o oeste o mais rápido possível. Desta vez, estamos correndo contra o tempo.
O exército precisa tomar Munique em uma semana, controlar toda a Baviera em um mês e varrer a região do sul da Alemanha em dois meses.
Se houver tempo hábil, estenderemos nossos tentáculos até a Alemanha central, ocupando posições vantajosas para consolidar as bases do futuro."
O relevo da Alemanha era complexo: o norte consistia em planícies com altitude média inferior a 100 metros; o centro apresentava terrenos montanhosos com planaltos de direção leste-oeste; a região sudoeste do Vale do Reno exibia montanhas em ambas as margens, com encostas íngremes; e o sul era dominado pelo planalto bávaro e pela região alpina.
Isso trazia inconvenientes para as operações militares austríacas. A melhor escolha para uma vitória rápida seria avançar ao longo do rio Danúbio, onde todos os problemas deixariam de sê-lo.
Caso o inimigo bloqueasse o rio, os desafios surgiriam, exigindo uma invasão por terra para subjugar aquela vasta extensão de dezenas de milhares de quilômetros quadrados.
Ainda bem que essas regiões estavam bem desenvolvidas e o sul da Alemanha constituía um planalto e não uma área estritamente montanhosa, caso contrário a missão seria inviável.
(Nota: Planalto refere-se a uma área com altitude superior a quinhentos metros, relevo plano e certa ondulação em vasta extensão.)
"Sim, Majestade!", respondeu o marechal Radetzky com plena confiança.
...
Enquanto a Áustria fazia os preparativos finais, Napoleão III também tomava uma decisão: enviar reforços.
Não havia escolha. Napoleão III participava daquela guerra não apenas para defender os interesses franceses na região do Oriente Próximo, mas, sobretudo, para angariar prestígio político.
Se permitisse a vitória russa, seu trono ficaria instável. O povo francês não era paciente; se ele não apresentasse resultados satisfatórios, outra revolução poderia eclodir a qualquer momento.
Se o governo de Londres não tivesse sofrido uma crise política repentina, as forças combinadas da Grã-Bretanha e da França já estariam marchando rumo à Crimeia naquele momento.
Embora o exército estivesse inativo, a marinha já agia há muito tempo. Desde o final de novembro de 1852, as frotas britânica, francesa e otomana vinham bombardeando continuamente as cidades portuárias russas no Mar Negro, causando milhares de baixas.
Diante do bombardeio implacável de britânicos e franceses, apenas os mais corajosos ousavam permanecer. Evidentemente, esses bravos eram raros, e uma massa de russos fugia para o interior.
São Petersburgo
Ao receber a notícia de que a Grã-Bretanha e a França bombardeavam as regiões costeiras, Nicolau I enfureceu-se verdadeiramente. Era um absurdo completo; britânicos e franceses agiam sem vergonha, disparando diretamente contra civis.
As baixas civis não eram o pior; o problema era o afluxo repentino de centenas de milhares de refugiados que aguardavam socorro do governo czarista.
Ainda bem que a Ucrânia era uma região produtora de grãos, caso contrário outra tragédia humana estaria em curso. Na verdade, ela já se desenhava.
A ineficiência dos burocratas russos manifestou-se plenamente naquele momento. Diante da onda de refugiados, as autoridades locais não tomaram medidas eficazes, limitando-se a aguardar mecanicamente as ordens de São Petersburgo.
As consequências foram graves: com São Petersburgo tão distante, antes que a ordem do czar chegasse, rebeliões de famintos já haviam irrompido.
Não podiam ser consideradas revoltas propriamente ditas, pois aquelas pessoas não tentavam derrubar o governo, limitando-se a saquear alimentos e evitando atacar cidades.
Na repressão aos motins, os burocratas demonstraram uma rara eficiência. Havia tropas russas na Ucrânia aguardando para reforçar o front balcânico, e utilizá-las para conter os tumultos revelou-se uma tarefa simples.
A insurreição desorganizada dos famintos foi sufocada logo no início.
Nicolau I naturalmente ignorava tais fatos e talvez nunca viesse a sabê-los; nenhum funcionário seria estúpido o suficiente para perturbar o Grande Czar com trivialidades daquela magnitude.
Nicolau I questionou com irritação: "O inimigo ataca nossas cidades costeiras há tanto tempo e vocês não têm nenhuma solução? Para que serve a Frota do Mar Negro, que não desempenhou papel algum?!"
O ministro da Marinha respondeu em tom baixo: "Majestade, a Frota do Mar Negro sofreu danos catastróficos nos combates contra o inimigo, restando apenas alguns pequenos barcos, e já não tem capacidade para lutar."
Dizer que havia sofrido "danos catastróficos" era um eufemismo; talvez a aniquilação total fosse um termo mais adequado. Diante do cerco combinado das marinhas britânica, francesa e otomana, a Frota do Mar Negro simplesmente não tinha como resistir.
O Ministério da Marinha acreditava inicialmente que, refugiada nos portos e protegida por canhões de fortaleza, o inimigo não ousaria atacar. Ninguém imaginava que aquelas canhoneiras "avançadas" fossem incapazes de operar normalmente.
Desde o declínio do Império Otomano, a costa do Mar Negro carecia de ameaças externas, e os burocratas corruptos do governo czarista haviam economizado onde podiam, transformando a artilharia costeira em mera ornamentação. Tratava-se de relíquias do século passado ou retraspassado, além de muitos equipamentos falsificados e de baixa qualidade.
Após algumas sondagens, as marinhas britânica e francesa atacaram sem cerimônia, e a Frota do Mar Negro, após uma breve e árdua resistência, pereceu heroicamente.
Não havia vergonha nisso; nenhuma nação no mundo conseguia resistir ao poder combinado das marinhas britânica e francesa. O fato de a frota não ter se rendido ao inimigo bastava para comprovar sua bravura.
O principal motivo foi a falta de oportunidade para se render: foram destruídos de imediato. Desde que Menshikov assumira o comando da marinha, a frota russa permanecera estagnada por décadas, estando agora dois séculos atrás do inimigo.
(Um homem implacável que ousava usar o regulamento do exército para treinar a marinha.)
"Hum!"
Nicolau I soltou um muxoxo frio, expressando o descontentamento em seu coração.
O ministro das Relações Exteriores, Karl Nesselrode, interveio para apaziguar: "Majestade, chegados a este ponto, só nos resta abandonar temporariamente essas cidades. Desde que consigamos conquistar Constantinopla e bloquear o Estreito de Bósforo, tais episódios nunca mais se repetirão."
Naquele instante, o anseio do governo czarista por Constantinopla intensificou-se ainda mais. Eles haviam sentido na pele as consequências terríveis de perder o domínio marítimo.
Nicolau I assentiu. Ele não estava realmente furioso com a destruição da Frota do Mar Negro; desde o dia em que a Grã-Bretanha e a França entraram na guerra, já previa tal desfecho.
O que o enfurecia de verdade era a fragilidade das defesas costeiras, que não haviam causado o menor transtorno ao inimigo, evidenciando o grau alarmante de corrupção na burocracia governamental.
Problemas à parte, o país estava em tempo de guerra e a estabilidade interna sobrepunha-se a tudo; Nicolau I não podia purgar o aparato burocrático naquele momento.
"As perdas já foram contabilizadas?", perguntou Nicolau I com preocupação.
"Majestade, segundo estimativas preliminares, menos de dez por cento dos nossos suprimentos estratégicos acumulados nas regiões costeiras restaram. Cerca de trezentos mil cidadãos ficaram desabrigados, e as perdas econômicas diretas superam duzentos milhões de rublos", respondeu o ministro das Finanças, Aristarkh Rodionov, com a voz trêmula.
Evidentemente, Rodionov não imaginava que seus subordinados tivessem tanta audácia. Mesmo que os armazéns com suprimentos estratégicos fossem descobertos, o inimigo jamais conseguiria atingi-los com tanta precisão.
Nem mesmo em sessões de tiro ao alvo a precisão da marinha seria tão alta, e destruir todos os depósitos de suprimentos exigiria muito mais tempo.
Pensavam acaso que as balas do inimigo caíam do céu de graça?
Nicolau I sorriu friamente e ordenou: "Investiguem! Enviem homens para investigar a fundo!"
Ainda que não pudessem ser punidos de imediato, não existia o conceito de acertar as contas mais tarde? O czar tinha excelente memória para rancores; guardaria aqueles problemas para cobrar tudo quando houvesse oportunidade.