Capítulo 45: União Matrimonial ou Não?
Sem dúvida alguma, o governo prussiano, carente de confiança, tornou-se ainda mais ansioso por uma aliança com a Áustria. Rapidamente, ambos os lados chegaram a um acordo quanto à oposição à interferência estrangeira em assuntos da região alemã.
Em 11 de novembro de 1850, a Prússia e a Áustria assinaram o Tratado Alemão em Viena, estabelecendo que os dois países uniriam forças para se opor à intervenção de potências externas nos assuntos da região germânica.
Curiosamente, esse tratado não incluía os ducados de Schleswig-Holstein, ocupados pelos dinamarqueses.
Evidentemente, após uma derrota, a confiança interna do governo prussiano estava gravemente abalada; ao se opor aos ingleses, também não ousavam antagonizar os russos.
Como o governo prussiano não fez reivindicações, a Áustria naturalmente não se intrometeu. Independentemente de os ducados retornarem ao seio germânico ou não, não caberia à Áustria qualquer participação.
Franz não seria tolo a ponto de repetir o erro histórico do governo austríaco, que fora iludido pelos prussianos e acabou enviando tropas em conjunto.
Para que serviriam enclaves? Como se a Áustria não tivesse pressão suficiente em sua defesa nacional!
No Palácio de Viena, Metternich comentou: “Majestade, o governo prussiano solicitou um empréstimo; parece que sua crise financeira é ainda mais grave do que prevíamos.”
Franz respondeu sem hesitar: “Isso é uma boa notícia. Se eles nos procuram, significa que enfrentam obstáculos nos demais mercados financeiros.
Devemos encontrar uma desculpa para recusar o empréstimo; ninguém acredita neste cliente, por que nos envolveríamos em águas tão turvas?”
Oferecer ajuda inexistente? A Áustria não dispõe de capital suficiente para investir no exterior, e Franz não cultivaria concorrentes para si mesmo.
Se houvesse uma classificação de crédito nacional naquela época, eles estariam no nível mais baixo, o C.
Basta olhar para a dívida: a dívida externa total do Reino da Prússia já alcançava 370 milhões de marcos, enquanto sua receita anual era pouco superior a 40 milhões.
Em 1847, Engels já havia publicado no Norte Estrela um artigo apontando as dificuldades financeiras do governo prussiano, sugerindo que, se a Prússia viesse a declarar falência, ninguém ficaria surpreso.
E o que fazer sem dinheiro?
A resposta é simples: cortar despesas e buscar aumentar receitas.
Quer seja reduzindo os gastos militares, quer cortando investimentos industriais ou em infraestrutura doméstica, isso seria uma boa notícia para a Áustria.
Quanto ao aumento de receitas, isso não seria algo realizável em curto prazo. Após uma revolução recente, o governo não ousaria impor tributos excessivos.
“Sim, Majestade”, respondeu Metternich.
Dividir a região alemã? Infelizmente, esse não é o momento adequado para tratar desse assunto; se os radicais dentro da Prússia soubessem e iniciassem uma guerra prematuramente, a Áustria seria a maior prejudicada.
Não se deve duvidar dessa possibilidade; a desobediência às ordens não é exclusividade dos japoneses; o exército prussiano daquela época também era capaz disso.
Entretanto, seus oficiais, em sua maioria nobres, possuíam uma visão um pouco mais ampla; com lares e propriedades, não agiriam impulsivamente.
...
O aquecimento das relações entre Áustria e Prússia tornou-se uma situação delicada para o Reino da Baviera, que, mais uma vez, percebeu que caminhar na corda bamba é fácil cair; Maximiliano I já sentia isso na pele.
A suavização das relações com a Áustria tornou-se sua tarefa primordial.
No Palácio Real de Munique, Maximiliano I indagou com esperança: “Que meios temos para nos livrar do atual impasse diplomático?”
Nesse tempo, contar com o apoio simultâneo da Inglaterra, França e Rússia e ainda assim temer dificuldades diplomáticas seria motivo de risos para muitos.
Mas agora esse absurdo tornava-se realidade para o Reino da Baviera: de que adianta ter o suporte das potências? É meramente verbal, e se você realmente crer nisso, prepare-se para o desgosto.
A sugestão veio primeiro dos ingleses, mas quando o Reino da Baviera realmente precisava de apoio concreto, João Bull começou a se fazer de desentendido.
“Majestade, proponho um casamento dinástico!”— disse o primeiro-ministro com decisão.
Casamentos entre as casas reais da Baviera e da Áustria eram tradicionais; a mãe de Franz era originária da família bávara, e as relações entre as duas casas ainda eram boas.
Agora, para amenizar as relações com a Áustria, o menor preço a pagar seria um casamento; uma princesa bávara se tornaria imperatriz do Império Austríaco, e a casa de Wittelsbach não sairia perdendo.
Maximiliano I refletiu e disse: “Sim, Franz precisa de uma imperatriz, e a Helena seria a escolha perfeita.”
Entretanto, promover um novo casamento entre as casas reais não seria tarefa simples. Muitos grandes nobres desejavam o posto de imperatriz; alcançar esse objetivo teria suas dificuldades.
Porém, Helena possuía uma vantagem: a imperatriz-mãe da Áustria era sua tia, o que a colocava à frente de muitos rivais.
Claro que havia desvantagens: sua origem era modesta, não sendo da linha direta da casa bávara, e sua relação com o rei era distante.
Maximiliano também considerou buscar uma princesa mais próxima da linhagem, mas a diferença de idade era grande demais para ser conveniente. Não poderia dizer a Franz para esperar, dizendo que sua esposa ainda se alimentava no colo da mãe.
...
Em Viena, a notícia do desejo bávaro por um novo casamento dinástico chegou, e a imperatriz-mãe Sophie imediatamente acolheu a ideia; as partes estavam em concordância.
Infelizmente, Franz não era o mesmo Franz da história, e a influência da imperatriz-mãe Sophie era muito menor do que outrora.
Na história, Franz assumiu o trono antes do tempo graças ao grande empenho da imperatriz Sophie, que inclusive formou um partido de viúvas para apoiá-lo.
Agora, as circunstâncias eram outras; aproveitando a repressão à revolta em Viena, Franz conquistou o poder absoluto, e Sophie, como imperatriz-mãe, não teve chance de interferir.
Sem oportunidade e sem base política, sua intervenção na política tornou-se impossível.
Sem chances, ela dedicava-se a viver à vontade, sem intenção de disputar o poder com o filho após sua ascensão.
Claro que a tentativa de usurpar o poder poderia acontecer; o título de imperatriz-mãe era elevado, mas diante do forte Franz, ela não se transformaria em uma Cixi austríaca.
Ela poderia não se importar com outras questões, mas na escolha matrimonial de Franz, como mãe, considerava imprescindível se envolver pessoalmente.
Naquela época, o casamento na Europa ainda era arranjado; o amor livre, o que seria isso? Não só para a nobreza, mas mesmo entre plebeus, a liberdade para decidir o casamento era rara.
Franz tinha um tratamento relativamente bom; como imperador, sua opinião deveria ser levada em conta, e se ele fosse absolutamente contrário, ninguém poderia forçá-lo.
Ao receber a notícia, Franz ficou perplexo; como isso havia sido antecipado tanto? Acaso esse casamento dinástico já estava sendo planejado há tempos pelas casas reais?
Logo depois, ponderou sobre o contexto internacional; de fato, tratava-se de um casamento político, necessário para o Reino da Baviera amenizar suas relações com a Áustria.
Franz disse francamente: “Mãe, dado o cenário internacional, não é apropriado que a Áustria se case com a Baviera neste momento.”
Ao ouvir isso, o semblante da imperatriz Sophie escureceu, mas não se opôs.
Os membros da realeza não são tolos; embora relutante, Sophie não repreendeu Franz.
De seu ponto de vista, os interesses da casa real austríaca eram claramente superiores aos da bávara; com marido e filho, não permitiria que Franz sacrificasse os interesses reais para favorecer o casamento.
Isso difere da situação histórica em que Napoleão, enquanto guerreava contra a Áustria, também se casava com uma princesa Habsburgo para obter o reconhecimento da nobreza, pois sua origem não era nobre o suficiente.
Agora, um casamento entre Áustria e Baviera, com Franz casando-se com uma princesa afastada da casa Wittelsbach, seria uma união inferior; se ainda custasse interesses políticos, não valeria a pena.
Sophie pensou por um momento e perguntou: “Será que a relação entre Áustria e Baviera já se deteriorou a esse ponto?”
Ela não se interessava por política há muito tempo e desconhecia que o governo austríaco deliberadamente buscava distanciar-se da Baviera, que, por sua vez, havia se tornado traidora; naturalmente, as relações não melhorariam.
Franz respondeu calmamente: “Exato. Recentemente, o governo bávaro quebrou a aliança entre os dois países e alinhou-se com o Reino da Prússia. Agora que as relações entre Prússia e Áustria estão se aquecendo, o Reino da Baviera terá que arcar com as consequências.”
O rosto de Sophie escureceu; naquela situação, ficar no meio era realmente difícil.
Observando sua mãe em dilema, Franz procurou tranquilizá-la: “Não se preocupe, mãe. Trata-se apenas de um conflito de interesses entre nações, não afetará a relação entre as casas reais.
Apenas neste momento de tensão, a divulgação do casamento causaria um impacto extremamente negativo entre o povo.”
Ao ouvir essa explicação, o semblante de Sophie suavizou um pouco. Ao mesmo tempo, ela sentiu certa insatisfação com a proposta de um novo casamento dentro da família.
Por mais que desejasse que sua sobrinha se tornasse imperatriz, não poderia colocar a reputação do filho em risco; nesse aspecto, todos os pais são iguais.
Sophie refletiu e disse: “Então, vamos adiar esse assunto e retomar em alguns anos.”
Entre a nobreza europeia, casamentos eram celebrados mais tarde; Franz ainda era jovem, e sua sobrinha, ainda mais. Adiar alguns anos não faria diferença.
Vendo que a mãe não desistia, Franz não insistiu. Essa demora era o melhor, pois se recusasse de imediato, logo surgiria outra pretendente.
Com essa desculpa, ao menos Franz ganhava alguns anos para sair, viajar e, quem sabe, encontrar um amor verdadeiro de status equivalente; caso contrário, poderia casar-se com uma princesa bonita.
Sonhar não custa nada, e quem sabe o sonho se realize?
Agora, o personagem de Franz exigia que sua conduta pessoal fosse impecável; ele não podia agir por capricho em seus assuntos matrimoniais, pelo menos até estabelecer sua reputação.
Esse era o preço de ser imperador; se tivesse escolha, Franz ainda escolheria ser imperador.
O custo era alto, mas as recompensas também. Em uma era sombria, controlar seu próprio destino não era tarefa fácil.
E os plebeus não tinham pressão? A nobreza não sentia a pressão?
Recentemente, a Áustria ainda executou muitos, enviando para a guilhotina nobres proeminentes; todos eles realmente mereciam tal destino?
Quantos foram apenas envolvidos e acabaram irremediavelmente perdidos, terminando com a cabeça separada do corpo?
Franz compreendia tudo isso, mas, sabendo ou não, não poderia reverter a situação para essas pessoas. Participar de uma rebelião, voluntariamente ou não, exigia o preço.
Observando as multidões que lutam diariamente para garantir o pão de cada dia, Franz sentia-se, ainda assim, afortunado.