Capítulo Quarenta e Seis: O Ambicioso Ministério da Marinha

Sacrossanto Império Romano Nova Lua do Mar 1 3384 palavras 2026-01-23 14:15:09

Franz não pôde deixar de constatar que a política europeia era, de fato, caótica. Em seus dois anos de reinado, a Áustria havia assinado tratados secretos com todas as grandes potências do continente.

Provavelmente, futuros estudiosos da história internacional, ao se depararem com essa enxurrada de pactos, admirar-se-iam pela eficiência do Ministério das Relações Exteriores austríaco e, ao mesmo tempo, registrariam uma série de enigmas políticos ainda não desvendados.

Começou-se com o Tratado Secreto Franco-Austríaco, que previa a divisão amigável do Reino da Sardenha; porém, a Revolução de Junho na França fez com que tudo desmoronasse.

Logo depois, vieram o Memorando Secreto Anglo-Austríaco sobre a questão dos Bálcãs e o Acordo de Entendimento Anglo-Austro-Italiana, este último já concluído, enquanto o primeiro dependia da integridade dos britânicos para ser cumprido.

O tratado Russo-Austríaco dispensava maiores comentários, pois apenas estendia e ampliava a aliança entre as duas nações, que já durava décadas, com ambas se considerando os aliados mais importantes.

Recentemente, a Áustria firmou um pacto secreto com o Reino da Prússia, comprometendo-se a resistir conjuntamente a intervenções externas nos assuntos germânicos; esse tratado, quando o momento fosse oportuno, seria divulgado publicamente, servindo essencialmente para intimidar os britânicos.

Mas seria isso tudo? Acontece que o governo austríaco gostava mesmo de agitar as coisas. As negociações secretas com a Espanha haviam terminado, e os dois países chegaram a um consenso para a expansão colonial ultramarina — nascia o Tratado Austro-Espanhol de Colonização.

Segundo o tratado, ambas as nações reconheciam mutuamente a soberania sobre suas colônias ultramarinas e comprometiam-se a oferecer suporte dentro do possível durante as atividades coloniais, como o fornecimento de suprimentos logísticos em seus portos.

Embora a Áustria ainda não possuísse colônias, o tratado parecia beneficiar a Espanha; contudo, o governo espanhol valorizava esse acordo ainda mais do que o austríaco.

Não havia outra escolha: a Espanha, em declínio acentuado, já não era mais o império onde o sol jamais se punha. Os impérios coloniais da Inglaterra e da França haviam ascendido pisando sobre seus escombros.

Agora que o Império Austríaco se preparava para ingressar na corrida colonial, a Espanha via-se ameaçada, correndo o risco de ser novamente pisoteada.

Nesse contexto, por que não cooperar? As exigências austríacas eram razoáveis: durante as atividades coloniais, queriam obter suprimentos em seus portos, o que não significava que não pagariam por isso.

Esse aparentemente modesto tratado foi concluído graças ao incentivo do Ministério da Marinha. De fato, escolher o alvo mais vulnerável faz sentido, mas Franz não pretendia começar causando tumulto.

Se não fosse pela decadência espanhola, Franz até cogitaria uma aliança com eles, para juntos trair a França e mostrar-lhes o verdadeiro poder de um aperto duplo.

De qualquer forma, a Espanha ainda mantinha seu prestígio; sua marinha, embora em declínio, ainda era ligeiramente superior à austríaca.

Não só a Espanha: Holanda e Portugal, duas pequenas potências, também contavam com ministérios navais bastante ativos, e as negociações com eles estavam em andamento.

Esse era o custo de entrar tardiamente na disputa: utilizar os portos dessas nações como trampolins era mais seguro do que depender dos britânicos ou franceses.

Expandir colônias não era tarefa fácil, e o primeiro desafio era a logística: todo o suprimento inicial precisava ser transportado de longe.

Um olhar no mapa revela a enorme distância da Áustria até suas futuras possessões ultramarinas. Nesse contexto, poder adquirir suprimentos próximos era vital.

A expedição da Frota do Pacífico russa era um exemplo negativo: bloqueada pelos britânicos, a frota careceu de suprimentos eficazes e caiu em emboscada japonesa assim que chegou.

Franz, naturalmente, aprendeu a lição; independentemente de tudo, cultivar boas relações com potências coloniais era sempre prudente. Disputas territoriais só deveriam ocorrer depois de consolidar-se.

Além disso, era crucial adquirir experiência em colonização. A Áustria já enviava agentes às colônias de outras nações para reunir informações e aprender práticas administrativas.

Porém, essa coleta de informações era limitada, revelando apenas aspectos superficiais; o conhecimento mais profundo demandava aprendizado direto.

Não se deve subestimar o fato de que, apesar das críticas posteriores dos especialistas às estruturas coloniais, naquela época administrar vastas possessões com poucos homens e obter lucros consideráveis era uma habilidade notável.

Colaborar permitiria uma compreensão mais aprofundada das práticas bem-sucedidas, evitando que as primeiras incursões coloniais resultassem em prejuízos avassaladores.

No fim das contas, colonizar era uma questão de interesse; se continuasse a dar prejuízo, logo ninguém mais se interessaria.

O Ministério da Marinha não estava ocioso: munido dos tratados assinados, solicitou ao governo um orçamento.

Segundo o plano naval, o governo deveria destinar cinquenta milhões de florins para construção naval, a fim de, em cinco anos, formar uma frota que só ficaria atrás da Inglaterra e da França.

Tal afirmação não era exagerada: na época, as marinhas não eram muito grandes; mesmo a britânica não ultrapassava algumas centenas de milhares de toneladas. Qualquer marinha com mais de dez mil toneladas totais era considerada de destaque mundial.

Em termos de tonelagem, a marinha austríaca ficava atrás apenas das frotas britânica, francesa, espanhola e russa. Obviamente, tonelagem não equivalia a poder de combate; a marinha austríaca era essencialmente costeira, apta a operar no Mar Mediterrâneo, mas incerta em alto mar.

Quem poderia garantir seu desempenho? Com apenas 18 mil toneladas, Franz via sua marinha como uma frota modesta, comparável a um broto: muito inferior a um couraçado posterior, embora, para a época, essa fosse uma escala razoável.

Suponha que a França entrasse em conflito repentinamente; ainda assim, os austríacos poderiam desafiar os britânicos pela supremacia naval mundial, pois a diferença entre as frotas inglesa e francesa não era tão grande quanto nos tempos posteriores.

Na melhor fase, a diferença de tonelagem entre as frotas britânica e francesa mal ultrapassava 20%, o que, teoricamente, permitiria uma vitória em um ataque surpresa.

Além disso, todas as frotas operavam navios de madeira, e as técnicas de construção naval eram relativamente semelhantes; a era dos navios de ferro ainda estava por vir, faltando cerca de uma década para o primeiro couraçado.

Ao analisar o plano de construção, Franz não hesitou em questionar: “Lembro que, no ano passado, a marinha francesa lançou o Napoleão, um navio movido a máquina a vapor. Vocês planejam construir uma frota de navios à vela. Tudo bem em ventos favoráveis, mas e quando o vento estiver contrário? Conseguirão manter-se à frente?”

O ministro da Marinha, Filkos, explicou: “Majestade, os navios a vapor franceses são caros para construir e complexos de manter. Após intenso uso, necessitam de reparos extensivos. No campo de batalha, não demonstraram vantagens significativas. Atualmente, as marinhas ainda dependem dos navios à vela, e adotar novas tecnologias precipitadamente é arriscado.”

Franz não se deixou convencer e insistiu: “Com nossa tecnologia, seríamos capazes de construir navios a vapor?”

Filkos ponderou e respondeu: “Teoricamente, sim. Temos experiência consolidada na construção de navios mercantes a vapor, e adaptá-la a navios de guerra não seria problema.”

Franz não quis prolongar o assunto. A marinha era conservadora ao extremo. Poucos imaginariam que a revolução tecnológica naval não teria sido liderada pela Inglaterra, mas sim pela França.

Em 1849, os franceses foram os primeiros a aplicar a máquina a vapor em navios militares, iniciando uma revolução na propulsão naval; em 1859, construíram o primeiro couraçado do mundo, marcando o fim da era dos navios à vela; e em 1863, aplicaram motores de ar comprimido em submarinos, acabando com a propulsão humana e ampliando seu alcance operacional.

Embora a França tenha aberto caminho na revolução naval, isso não mudou sua posição secular como segunda potência marítima. Quando essa posição finalmente foi ameaçada, é provável que os franceses preferissem nem mudar, caindo para o terceiro, quarto ou quinto lugar.

Hoje, a marinha austríaca é claramente representante do conservadorismo; a inovação tecnológica não passa de um sonho distante, dado o orçamento limitado.

Esse era um ponto que intrigava Franz: novas tecnologias geralmente eram testadas primeiro na área militar e depois difundidas para o uso civil.

Por que, então, a Áustria tinha tantas embarcações a vapor no Danúbio, mas sua marinha não considerava construir couraçados a vapor?

“Manutenção difícil?” Franz questionava. “Mas então, por que os navios mercantes a vapor não foram abandonados em favor das velas?”

Com ar sério, Franz advertiu: “A marinha precisa valorizar a inovação tecnológica. Mesmo que não possam liderar a revolução, ao menos deveriam aprender e aplicar os avanços feitos por outros. Uma marinha obsoleta, por maior que seja, não passa de alvo fácil no campo de batalha.”

“Sim, Majestade!” respondeu Filkos com um sorriso amargo.

Sem dúvida, o plano de construção naval fracassou diante da resistência de Franz.

Tecnicamente, construir os primeiros couraçados não era tão difícil. Desde 1578, os japoneses já haviam criado navios revestidos de ferro.

Franz não queria ver sua frota composta por navios à vela se tornando mero alvo, mesmo considerando que a probabilidade de engajamento naval era baixa.

Ele não podia inventar uma revolução tecnológica por si só, mas pelo menos uma mudança de mentalidade militar naquele campo não seria impossível.

Não era preciso muito: após o lançamento do couraçado francês, vários seguidores surgiram em poucos meses, sem grandes obstáculos técnicos.

A época ainda não era de construção naval como reflexo direto do nível industrial, mas a tecnologia para navios à vela estava madura, e as diferenças entre as frotas eram pequenas.

Franz não pretendia, porém, propor imediatamente a construção de couraçados; isso não era tarefa de um imperador. Se fosse feito, deveria ocorrer discretamente.

Caso contrário, como Wilhelm II, que projetou pessoalmente um navio que afundou logo após o lançamento? Seria de se esperar que os técnicos alemães tivessem alertado o monarca.

Franz não permitiria que sua autoridade fosse questionada. Avançaria com a inovação tecnológica nos bastidores. Se fracassasse, seria compreensível: toda inovação enfrenta falhas iniciais.

Se tivesse sucesso, seria prova de que, sob sua liderança, a Áustria dava mais um passo rumo à inovação científica e tecnológica. Quanto aos créditos, como imperador, ele não precisava deles.