Capítulo cinquenta e quatro: O plano de cultivo da pequena dama

Sacrossanto Império Romano Nova Lua do Mar 1 3909 palavras 2026-01-23 14:15:34

Constantinopla

Uma negociação que decidiria o destino de três impérios teve início, com os representantes da Rússia, Alexandre Menshikov; da Áustria, Mestsez; e do Império Otomano, Herdegler Pasha.

Os três estavam tensos, como se prontos para um duelo, e uma acirrada disputa verbal carregada de animosidade parecia inminente. No entanto, a realidade foi bem diferente: a negociação entre eles foi bastante harmoniosa, pelo menos em seu início.

Exceto pela expressão sombria de Herdegler Pasha, o clima da negociação estava relativamente pacífico; especialmente entre Menshikov e Mestsez, cujas conversas fluíram com grande facilidade.

Os termos do acordo secreto entre Rússia e Áustria já estavam definidos, o que tornava difícil imaginar qualquer desarmonia no encontro.

A tentativa dos otomanos de explorar os conflitos de interesses entre a Rússia e a Áustria nos Bálcãs para dividir os objetivos estratégicos dos dois países fracassou.

Os representantes da Inglaterra e da França, presentes para mediar, ficaram boquiabertos: essa “negociação tripartite” era na verdade um conluio entre Rússia e Áustria para dividir o Império Otomano.

Em menos de uma manhã, Menshikov e Mestsez chegaram a um consenso, repartindo abertamente as zonas de influência na região dos Bálcãs.

O representante otomano ficou furioso, mas, sendo todos pessoas civilizadas, nem sequer ousaram expor tal intenção diretamente, mesmo que estivessem dividindo o Império Otomano.

Agora, Rússia e Áustria justificavam a divisão como acordos para delimitar áreas de comércio, evitar concorrência predatória e ajudar o Império Otomano a ingressar na sociedade civilizada.

De fato, o ingresso ocorreria, mas não como Império Otomano independente; após a anexação pelos dois países, passaria a integrar o mundo civilizado.

Com o semblante carregado, Herdegler Pasha declarou: “Senhores, agradecemos vossa boa intenção, mas o Império Otomano não precisa dessa ajuda!”

Menshikov respondeu com desdém: “Não se preocupe, seu país pode não precisar agora, mas logo precisará. Em prol da paz e estabilidade mundial, a Rússia, como líder do mundo civilizado, tem o dever de ajudar o Império Otomano a progredir.”

A máxima “país fraco não tem diplomacia” se manifestava claramente ali. Mesmo com a Inglaterra e França inclinadas a apoiar o Império Otomano, na questão balcânica, o peso das palavras era maior para Rússia e Áustria.

“Você, você...” Herdegler Pasha ficou tão furioso que não conseguiu responder.

A teimosia russa em negociações diplomáticas não era novidade, mas manifestar-se tão descaradamente em tais ocasiões ainda causava espanto.

Especialmente a expressão “líder do mundo civilizado” inflamou o representante britânico Joseph Edward, que rebateu com firmeza:

“Quando seu país se tornou líder do mundo civilizado? Eu não sabia disso. Vocês sabem?”

Todos os presentes quiseram rir, mas, por cortesia diplomática, reprimiram o impulso com dificuldade.

Reconhecer a Rússia como líder do mundo civilizado era impensável; além dos próprios russos, nenhum país europeu jamais admitira tal status.

Se tivessem dito “como membro do mundo civilizado”, talvez fosse aceitável.

Mas “líder do mundo civilizado” era demais; mesmo Mestsez, aliado da Rússia, jamais apoiaria tal afirmação.

Diplomacia nunca fora o forte da Rússia, e suas gafes diplomáticas eram inúmeras; eles nem se importavam em cometer mais uma.

Sentindo-se encurralado, Menshikov empalideceu: “Não é isso que se diz em declarações políticas? Ingleses e franceses, durante suas colonizações, sempre se proclamaram líderes do mundo civilizado, e a Rússia, claro, acompanha os tempos.”

O problema era que tais palavras poderiam ser ditas em privado, mas não em um fórum diplomático oficial.

Diante dessa situação, Menshikov resolveu insistir: “Como maior potência do continente europeu, naturalmente somos líderes do mundo civilizado.”

O representante britânico Joseph Edward zombou: “Ducado, esqueceu de mencionar o exército. E só para lembrar, ser líder do mundo civilizado não se mede pela força, isso é coisa de bárbaros.”

Irritado, Menshikov retrucou: “Quem você chamou de bárbaro? Quero um duelo!”

...

Observando Menshikov caindo na armadilha, Mestsez balançou a cabeça resignado. Para ele, não havia muito o que dizer sobre um representante russo que venerava a força.

Mas ele teve que intervir para evitar que a situação degenerasse em confronto físico.

“Se desejam duelar, escolham outro tempo e lugar. Caso contrário, ficaremos eternizados como a piada da diplomacia.”

Consciente da disparidade militar, Joseph Edward desistiu prontamente, resmungando: “Humph!”

Menshikov não era tolo; encurralado pelo britânico, resolveu avançar de forma impulsiva, afinal, não era a primeira vez que diplomatas russos se envolviam em duelos.

Claro que, em ambientes diplomáticos formais, duelos já eram raríssimos no século XIX, e duelos entre duques nunca haviam ocorrido; Menshikov não queria ser o primeiro.

Ainda assim, a tradição do duelo persistia na Rússia; até mesmo Alexander Pushkin, pai da literatura russa e também membro do Ministério das Relações Exteriores, morreu em um duelo.

Com a atmosfera carregada, a negociação teve que ser suspensa. Afinal, ninguém estava apressado, e as expectativas de resolver tudo por meio do diálogo eram baixas; um intervalo para esfriar os ânimos foi sugerido.

...

Viena

Franz desconhecia o vexame ocorrido em Constantinopla; naquele momento, ele estava ocupado recebendo visitantes.

Como vizinho, o governo da Baviera sempre manteve uma vigilância cuidadosa sobre a Áustria; após esta expandir seu exército, a preocupação aumentou.

Apesar de suspeitarem que a Áustria mirava os Bálcãs, buscavam rapidamente reparar as relações bilaterais e eliminar possíveis ameaças.

A imperatriz viúva Sophie apoiava alianças matrimoniais entre as duas casas reais. Franz, por motivos políticos, adiou a decisão, mas não rejeitou a proposta, dando uma resposta provisória que poderia levar anos.

Preocupada com possíveis contratempos, a família real bávara enviou a princesa Helena para visitar sua tia. Ela não veio sozinha; também trouxe membros da geração seguinte da família, incluindo a futura e famosa princesa Sissi.

Como anfitrião, Franz quis honrar sua mãe, presidindo a recepção em seu nome.

Os europeus amadurecem cedo, e, francamente, ambas as jovens eram muito belas. Pela postura e comportamento, Helena claramente recebera uma educação palaciana refinada, enquanto Sissi apresentava uma postura mais simples.

Não pense que ostentar o título de princesa lhes garantia status real. Em monarquias orientais, seriam consideradas apenas parentes colaterais.

Seus pais pertenciam a um ramo secundário da família real; a relação sanguínea já estava a três gerações de distância. Normalmente, não se cogitaria um casamento com Franz, e a Baviera também não consideraria tal aliança.

A razão para tudo isso estava na imperatriz viúva Sophie, irmã da mãe de Helena, com quem mantinha uma relação próxima desde a infância. Propostas de casamento haviam surgido antes mesmo da ascensão de Franz ao trono.

Em contraste, a história de Sissi era trágica: sua mãe biológica era apenas uma dama de companhia que, após a morte da esposa do dono da casa, ascendeu socialmente.

Esse é um dos motivos da tragédia da princesa Sissi: enquanto sua irmã Helena era sobrinha direta da imperatriz Sophie, recebendo todo o seu carinho, Sissi, que entrou no cenário mais tarde, não desfrutava da mesma benevolência.

Além disso, as normas da corte austríaca protegiam a posição da imperatriz, apesar das desavenças entre sogra e nora.

O problema era que Sissi tinha um temperamento rebelde, destoando das regras da corte e frequentemente agindo além de sua posição, o que gerava críticas à família real.

Com o tempo, as tensões aumentaram. A corte vienense passou a questionar a capacidade de Sissi para educar seus filhos, e a imperatriz Sophie retirou-lhe esse direito, intensificando o conflito.

Nesses assuntos, a protagonista agiu conforme julgava correto, mas seus esforços foram inúteis.

E, sinceramente, ninguém conseguiria resolver essa questão, a não ser que mudasse radicalmente a personalidade de Sissi; caso contrário, a tragédia era inevitável.

Se as desavenças entre sogra e nora ainda poderiam ser amenizadas e a educação dos filhos delegada ao pai, os problemas políticos eram muito mais graves.

Principalmente no que diz respeito à criação do Império Austro-Húngaro, a imperatriz, ao conquistar o apoio do povo húngaro, acabou se posicionando contra parte da população austríaca.

Por um tempo, a opinião pública em Viena clamou pela expulsão da imperatriz, revelando a difícil situação em que ela se encontrava.

História e cinema são conceitos distintos; a tragédia da protagonista não foi apenas causada pela corte, mas também por suas próprias ações.

As normas da corte vienense a restringiam e, ao mesmo tempo, a protegiam; sem elas, provavelmente ela teria sido a primeira imperatriz destituída da Áustria.

Revisando a história, Franz não fez nenhum comentário. Ao desfrutar das vantagens de sua origem, também teve que arcar com seus ônus.

Antes dessa união política, os pais de Sissi não ocupavam cargos relevantes e estavam distantes do centro do poder.

Embora a vida no campo parecesse idílica, na verdade, o duque Maximiliano enfrentava dificuldades financeiras que o afastavam das grandes cidades.

A infância livre significava, na verdade, que a família não podia pagar tutores particulares, e Sissi estudava em escolas públicas, facilitando as faltas.

Basta olhar para Franz: um aluno vigiado por dezenas de professores não podia sequer sonhar em escapar das aulas. Se ele faltasse, os professores fariam greve!

Não pense que todos os nobres eram ricos; famílias distantes da linha principal e sem envolvimento produtivo sustentavam-se apenas com o que restava, dificultando manter as despesas nobres.

Esse ponto fica claro também no modesto dote de Sissi. Mesmo como imperatriz, seu dote não cobria sequer metade do custo de uma grande festa promovida por Franz.

Helena recebeu boa educação graças ao apoio da tia, a imperatriz viúva Sophie, que controlava as finanças da família. Como parente próxima, o arquiduque Carlos e sua linhagem tinham uma renda anual considerável.

Sophie perguntou sorrindo: “Franz, em que está pensando? Está encantado?”

Franz inventou uma desculpa qualquer: “Não, só estou pensando nas negociações em Constantinopla.”

Sophie sorriu: “É? Hoje temos convidados, por favor, deixe essas questões para depois da festa!”

De qualquer forma, ela estava satisfeita com a atitude de Helena; o único problema era sua origem modesta, mas, por ser sobrinha, isso era perdoável.

“Claro, mãe!” Franz respondeu sorrindo.

De qualquer maneira, a honra da mãe era prioridade. Franz convidou as duas primas para dançar e depois as levou para conversar sobre a vida.

Na verdade, nada foi feito; Franz simplesmente não gostava de participar dessas festas nobres. Ser bajulado o tempo todo cansa.

A partir daí, o palácio em Viena passou a contar com a presença de duas jovens damas.