Capítulo Oitenta e Seis: Escândalo
A escolha que os gregos consideravam correta foi, sem dúvida, insatisfatória para ambas as partes, podendo-se dizer que desagradou a todos.
Os russos conseguiam aceitar aquilo a contragosto; independentemente de onde os gregos estivessem a lutar, eles desviavam parte da energia do Império Otomano. Aquele era um momento crucial: mais um aliado significava mais força e maiores probabilidades de vitória.
Para a França e a Grã-Bretanha, contudo, aquilo era intolerável. Especialmente para os britânicos, aos olhos dos quais a atitude grega representava uma traição flagrante.
O conflito bilateral de 1850 foi ignorado pelo governo de Londres. Ninguém parecia lembrar que, poucos anos antes, quando Palmerston ordenara o bloqueio do porto de Pireu, os dois países já tinham rompido relações.
Evidentemente, o Touro John também não queria provocar os gregos naquele momento. Se por acaso os helenos resolvessem marchar diretamente para Constantinopras e cortar as linhas de suprimento logístico no caminho, as forças aliadas nos Bálcãs estariam arruinadas em menos de meio mês.
Enquanto o Parlamento em Londres discutia a abertura de uma nova frente de batalha, o ministro dos Negócios Estrangeiros, lorde Palmerston, meteu-se numa alhada. Incapaz de controlar os próprios impulsos, envolveu-se com uma das damas de companhia da Rainha.
Em circunstâncias normais, aquilo não seria grande coisa; os escândalos da aristocracia eram abundantes, e mais um não faria diferença. Tratando-se de um caso furtivo, se tivesse ficado em segredo, todos teriam fingido não ver e o assunto cairia no esquecimento.
Contudo, tiveram o azar supremo de se encontrarem no interior do palácio real e, para piorar, foram flagrados frente a frente pelo príncipe consorte Alberto.
Com o caso exposto às claras, transformou-se num escândalo palaciano. O príncipe Alberto enfureceu-se, e a rainha Vitória fez o mesmo.
Se não dessem um exemplo severo, onde ficaria a dignidade da realeza?
O escândalo estalou com força total. O infeliz Palmerston e a dama de companhia foram detidos no mesmo instante pelos guardas reais e submetidos a um tratamento rigoroso.
Sob o Efeito Borboleta provocado por Franz, a história havia atingido um ponto de inflexão. Historicamente, quando Palmerston violou a honra da dama de companhia da Rainha, o caso mantivera-se estritamente privado.
Como o papel de embrulho não rasgara por completo, ainda havia margem para manobras. Na história real, Palmerston pagou um preço amargo: não só foi afastado do poder, como teve de despender imensos recursos para interceder junto de influentes, realizando intrincadas trocas de favores políticos antes de conseguir regressar à arena pública.
Agora, porém, fora apanhado em flagrante delito. Independentemente do futuro, conseguir atravessar aquela provação imediata já se afigurava um desafio colossal.
Um ministro dos Negócios Estrangeiros envolvido em devassidão no palácio — se aquela notícia se espalhasse, o alvoroço seria indescritível. A paixão do povo britânico por mexericos era lendária, e decerto criariam as mais variadas caricaturas e sátiras.
John Russell ficou estupefacto. Ele admirava Palmerston a ponto de ficar sem palavras; as proezas amorosas daquele colega eram inacessíveis, mas a sua capacidade inata para arruinar a própria carreira deixava-o verdadeiramente boquiaberto.
Ainda assim, coube-lhe a tarefa indesejada de arranjar uma solução para o desastre. Era obrigatório dar uma resposta satisfatória à Coroa, mas o colega em questão também não podia simplesmente desaparecer do mapa.
Palmerston não era um indivíduo insignificante; além de ser o ministro dos Negócios Estrangeiros do Império Britânico, funcionava como o porta-voz da burguesia no governo, gozando de enorme influência popular.
— Primeiro-ministro, como acha que devemos lidar com esta questão? — inquiriu o príncipe Alberto.
Logo após mandar prender os culpados, o príncipe Alberto arrependera-se. Oportunidades para ajustar contas com Palmerston não faltariam no futuro; porquê agir com tanta precipitação?
A língua está na boca dos outros, e ninguém sabia que tipo de rumores inventariam cá fora. No pior dos casos, alguns poderiam pensar que se tratava de uma maquinação da realeza para perseguir um ministro incómodo.
Para salvaguardar a reputação da Coroa, aquele caso estava condenado a ser abafado. Dotado de uma agudeza política impecável, o príncipe Alberto optou naturalmente por sacudir a água do capote.
[...]
O escândalo deflagrado de súbito afetou diretamente a eficiência do governo de Londres, atrasou a abertura da segunda frente e abriu uma janela de oportunidade para os russos.
Numa aldeia em ruínas perto de Plovdiv, os guerrilheiros búlgaros reuniam-se em segredo.
— Camaradas, acabamos de receber informações de que o Império Otomano retirou as tropas que nos cercavam, sendo substituídas por trinta mil soldados de infantaria britânicos recém-chegados.
Isto representa tanto um desafio quanto uma oportunidade. A combatividade dos britânicos é consideravelmente superior à dos otomanos; sem uma superioridade numérica de duas a três vezes superior, não temos a menor hipótese contra eles.
Obviamente, não dispomos de tal contingente de tropas, e este é o obstáculo que enfrentaremos em breve.
Através de prisioneiros, soubemos que existem profundas divergências entre britânicos e otomanos. Embora sejam aliados, os britânicos, na sua arrogância, tratam-nos pura e simplesmente como carne para canhão.
Esta é a nossa oportunidade. Visto que há atritos entre eles, a cooperação estreita será extremamente difícil.
No fim de contas, os britânicos são forasteiros; não estão familiarizados com o terreno na região da Bulgária e encontram-se atualmente a efetuar a transição de posições com os otomanos, pelo que a ocorrência de caos a curto prazo é inevitável.
De acordo com informações transmitidas pelos nossos agentes infiltrados, os cinco mil soldados da guarnição otomana em Plovdiv retiraram-se ontem, restando agora menos de dois mil homens, dos quais apenas oitocentos são soldados britânicos.
Esta é uma oportunidade. Se unirmos forças e conseguirmos capturar Plovdiv de uma só vez, destruindo este centro logístico do inimigo, a guerra na frente de Sófia sofrerá inevitavelmente um impacto profundo.
Quem falava era um homem de meia-idade, o principal líder daquela aliança de guerrilhas búlgaras, Dimitar.
Apesar de o número de guerrilheiros búlgaros já ser considerável, isso não significava que tivessem estabelecido uma estrutura formal; na realidade, mantinham-se desunidos, operando cada grupo por conta própria.
O verdadeiro objetivo dos russos ao apoiá-los era criar distúrbios para o Império Otomano, e não conceder-lhes uma independência genuína, razão pela qual nunca permitiram que se unificassem.
Naquela época, o nacionalismo búlgaro ainda não havia despertado; o futuro pai da pátria búlgara, Hristo Botev, não passava de uma criança em idade pré-escolar (caso tal instituição existisse).
A motivação para a resistência dos búlgaros provinha fundamentalmente da opressão do governo otomano e da perseguição religiosa.
Um jovem oficial de cabelos escuros e olhos verdes levantou-se e objectou:
— Senhor Dimitar, Plovdiv fica a apenas quinze quilómetros de Asenovgrad e a trinta quilómetros de Pazardzhik.
Isto significa que, assim que lançarmos uma ofensiva contra Plovdiv, os reforços inimigos de Asenovgrad chegarão no próprio dia, e os de Pazardzhik demorarão, no máximo, até ao dia seguinte.
Pazardzhik ainda conta com uma guarnição de três mil homens, e Asenovgrad com outros dois mil; portanto, o inimigo que teremos de enfrentar não será de dois mil, mas sim de sete mil combatentes.
O inimigo acabou de retirar cinco mil soldados da guarnição, pelo que novas tropas serão certamente enviadas para os substituir. Contudo, não recebemos quaisquer informações a esse respeito, o que desafia completamente a lógica.
Esta situação só pode ser explicada de três maneiras: primeiro, o comandante inimigo esqueceu-se ou negligenciou a importância de Plovdiv; segundo, o nosso sistema de informações falhou; terceiro, trata-se de uma armadilha do inimigo para nos atrair deliberadamente.
A primeira hipótese é manifestamente impossível. O inimigo não é tão estúpido ao ponto de ignorar um detalhe tão elementar.
As informações que nos são fornecidas provêm da população búlgara local, e os movimentos de grandes exércitos não podem ser ocultados; pelos dados recolhidos até agora, não há indícios de grandes contingentes a deslocarem-se para Plovdiv.
Assim sendo, a probabilidade de estarmos perante uma armadilha é extremamente elevada. Se não conseguirmos conquistar Plovdiv num curto espaço de tempo, em menos de três dias as forças inimigas circundantes convergirão sobre nós, aprisionando-nos aqui até à morte.
Dimitar explicou pacientemente:
— Cepheus, tens razão. É muito provável que estejamos a caminhar para uma armadilha, mas a tentação é simplesmente demasiado grande.
Todos sabemos que o inimigo acumulou enormes quantidades de suprimentos em Plovdiv; mesmo que se trate de um engodo, ainda teremos a oportunidade de destruir esses recursos.
Ainda que eu desconheça o volume exato de provates estratégicas armazenadas em Sófia, avaliando a importância que o inimigo atribui ao transporte logístico, conclui-se que os recursos em Sófia não serão suficientes para sustentar o exército da frente até ao final da guerra.
Podemos destruir esses suprimentos e retirar de imediato. Quanto à cidade de Plovdiv, podemos deixá-la temporariamente nas mãos dos otomanos e regressar após o termo desta campanha.
A análise de Dimitar tinha fundamentos sólidos. Até ao momento atual da guerra, o efetivo inimigo na região de Sófia havia caído para oitoma mil homens. Mesmo nessas circunstâncias, Montes continuava a destacar quinze mil soldados britânicos exclusivamente para o transporte logístico.
Devido ao peso desproporcionado da logística, a frente de Sófia encontrava-se numa situação em que as forças aliadas eram sistematicamente fustigadas pelos russos.
Foi precisamente devido à escassez de tropas que Montes apelara a reforços da metrópole. A urgência de Dimitar em romper o impasse devia-se sobretudo à iminente chegada de reforços inimigos; se não atacassem de imediato, perderiam a oportunidade por completo.
Este era o efeito colateral da resposta precipitada dos aliados. Os russos haviam feito preparativos prévios; as tropas na linha da frente sofreram pesadas baixas e foram imediatamente retiradas para descanso e reabastecimento.
Os reforços enviados tinham sido concentrados no Principado da Valáquia e não diretamente na frente de batalha devido ao esgotamento logístico, restando-lhes aguardar nas margens do Danúbio.
O Império Otomano jogara todas as cartas e dependia agora do recrutamento forçado para repor efetivos. Como grande parte dos Bálcãs estava ocupada, já nem havia onde recrutar, pelo que a taxa de reposição ficara muito aquém do desgaste na frente.
A Grã-Bretanha e a França distavam demasiado dos Bálcãs; para enviar reforços, necessitavam de submeter relatórios à metrópole e aguardar pela aprovação burocrática em múltiplas instâncias, o que consumia imenso tempo.
Sob este prisma, a iniciativa britânica de abrir uma segunda frente era indubitavelmente clarividente; assim que a guerra na península da Crimeia tivesse início, os russos seriam forçados a dispersar as suas forças num esgotamento constante.
Contudo, por melhores que fossem os preparativos, havia limites. A deficiente rede de transportes interna constituía indubitavelmente o maior obstáculo, restringindo a projeção de poder dos russos.
Um homem de meia-idade sorriu com desdém e interveio:
— Senhor Dimitar, mesmo unidas, todas as nossas facções de guerrilha não somam mais do que cinco mil homens, e o estado do nosso armamento é do conhecimento de todos.
Se isto for uma armadilha, o inimigo estará certamente preparado. À superfície, a única força com real capacidade de combate são aqueles oitocentos soldados britânicos.
Mas quem sabe a verdade? O exército do Império Otomano também tem unidades competentes; se fossem um bando de inúteis, já teríamos reconquistado a nossa nação.
E se esta milhar e tal de soldados da guarnição otomana pertencer às tropas de elite, somando-se aos oitocentos britânicos? A sua combatividade não ficará muito aquém da nossa.
Considero que lançar um ataque irrefletido contra Plovdiv comporta riscos excessivos; mesmo com apoiantes no interior da cidade, a probabilidade de sucesso é demasiado baixa.
Onde há pessoas, há rivalidades. A guerrilha búlgara sempre esteve fragmentada em múltiplos grupos formados com base regional, e muitos ambicionavam a liderança suprema.
Dimitar era apenas o líder nominal daquelas forças, e não faltavam elementos descontentes com a sua chefia. Contudo, perante um inimigo comum, tais divergências permaneciam abafadas.
— Que sugestão tem o senhor Hamil para nos dar? — perguntou Dimitar com serenidade.
Pelas palavras do interlocutor, percebia-se que Hamil não se opunha necessariamente a atacar Plovdiv, mas sim que nutria planos distintos.
Hamil esboçou um sorriso subtil e respondeu:
— Sugestão grandiosa não é, mas visto que não temos certezas quanto à armadilha, o mais sensato é testar o terreno primeiro.
Podemos atacar Pazardzhik, situada a trinta quilómetros. Conhecemos perfeitamente a situação lá: os três mil homens da guarnição são otomanos com uma capacidade de combate bastante medíocre, e aniquilá-los em conjunto não será tarefa difícil.
Se o inimigo tiver preparado uma armadilha, ela ficará evidente nesse momento, pois é impossível cercar um perímetro de trinta quilómetros de forma invisível.
Caso contrário, poderemos encurtar o caminho e marchar diretamente sobre Plovdiv. Com todas as forças inimigas vizinhas atraídas para Pazardzhik, a nossa surpresa táctica terá uma taxa de sucesso muito elevada.
Dimitar ponderou por momentos antes de responder:
— Esta é, de facto, uma excelente estratégia para minimizar os riscos. No entanto, realizar deslocações sucessivas entre dois pontos impõe uma pressão logística excessiva sobre a guerrilha.
Parece-me imperativo contactar Boris e os seus homens. Eles encarregar-se-ão de atacar Pazardzhik para romper o impasse, enquanto nós nos encarregamos de intercetar os reforços.
Assim que os inimigos de Plovdiv e Asenovgrad saírem das fortificações, eliminá-los-emos primeiro, facilitando a posterior tomada da cidade.
Aquela não seria a primeira operação de cerco empreendida pelos guerrilheiros búlgaros, mas constituía a sua primeira grande contraofensiva desde a derrota esmagadora sofrida na campanha de Sófia.
Após mais de dois meses de reorganização e descanso, haviam recuperado as forças; embora ainda não estivessem no auge, a confiança coletiva tinha sido reavivada.
Nesse aspeto, as tropas da Sardenha também tinham o seu mérito. Se não tivessem criado a oportunidade para os búlgaros, aquelas guerrilhas ainda estariam entrincheiradas numa luta de desgaste contra as forças aliadas.
Se assim fosse, provavelmente já teriam sofrido baixas catastróficas. Os ursos russos também não eram fáceis de lidar e encaravam os guerrilheiros como simples carne para canhão desde o princípio. Ordenar aos búlgaros que rompessem a defesa aliada para atacar a retaguarda em pinça evidenciava um claro desejo de os sacrificar por intermédio alheio.
Infelizmente para eles, os planos nem sempre correm como previsto. Quem diria que as tropas da Sardenha seriam tão cobardes a ponto de permitir que a guerrilha búlgara rompesse efetivamente as suas linhas e avançasse para a retaguarda?
Os russos, incapazes de acreditar que a guerrilha conseguisse tal feito, falharam em prestar o devido apoio tático, desperdiçando assim uma oportunidade de ouro para vencer a guerra.