Capítulo Cinquenta e Dois: O Sistema de Monopólio de Tabaco e Álcool
Após o ano de 1851, a situação no Oriente Próximo tornou-se cada vez mais tensa. Rússia e Áustria cobiçavam o Império Otomano, enquanto o governo do sultão convidava Inglaterra e França para mediar o conflito.
Qual foi o preço pago pelo Império Otomano, isso deixemos de lado por ora. O problema atual é que o governo francês estava ocupado com conflitos internos, e os britânicos sozinhos não conseguiam intimidar Rússia e Áustria.
Do ponto de vista britânico, o cerne da crise no Oriente Próximo residia na Rússia; bastava que os russos não causassem problemas para que convencer a Áustria fosse tarefa fácil.
Sob essa avaliação, começaram as negociações entre ingleses e russos. Sem dúvida, os britânicos não acreditavam que a mesa de negociações resolveria a questão; o principal objetivo era ganhar tempo.
O governo londrino já havia se alinhado com Luís Napoleão Bonaparte, e para lidar com a crise crescente no Oriente Próximo, os britânicos decidiram apoiar Napoleão III em sua ascensão ao poder.
Enquanto os ingleses tentavam adiar os acontecimentos, os russos também não estavam preparados, e assim, as negociações começaram nessas condições.
Em Viena, o governo austríaco discutia as negociações entre ingleses e russos, pois isso impactaria sua próxima estratégia; se os britânicos conseguissem enganar os russos, a estratégia de avanço para o oeste fracassaria.
Metternich analisava: “O conflito entre Inglaterra e Rússia é antigo e os interesses divergentes são profundos, desde o Oriente Próximo até o Extremo Oriente, com inúmeros pontos de tensão.
A menos que uma das partes faça concessões significativas, o conflito é inevitável.
A atual crise no Oriente Próximo é consequência da estratégia central russa, que já vinha sendo preparada há muito tempo; agora fazê-los desistir é praticamente impossível.”
Após o declínio do Império Otomano, surgiram vozes na Rússia defendendo a absorção desse antigo império e a herança de todo o seu legado.
Por terem ambições tão grandes, os planos russos naturalmente enfrentaram resistência internacional. Embora não tenham conseguido absorver completamente o Império Otomano, nas duas guerras recentes entre Rússia e Turquia, os russos obtiveram ganhos substanciais.
Talvez percebendo a dificuldade de engolir o império de uma só vez, os russos estabeleceram dois objetivos menores para alcançar seu plano passo a passo:
Primeiro, controlar o Mar Negro, avançar para os Bálcãs e ocupar os dois estreitos;
Segundo, assegurar firmemente o direito de proteção aos cristãos ortodoxos dentro do território otomano, para assim corroer o Império Otomano.
O núcleo da primeira etapa era a ocupação dos dois estreitos, pois somente controlando essa rota estratégica dourada a segurança do Império Russo estaria garantida, sem o temor de bloqueios otomanos.
Essa era a primeira etapa da estratégia russa rumo ao mar, o elemento central de sua política marítima.
Entretanto, essa etapa crucial foi interrompida em 1841 pelo Tratado do Estreito de Londres, que os britânicos impuseram.
O esforço de meio século da Rússia foi por água abaixo, mas o governo czarista jamais abriu mão do direito de proteger os cristãos ortodoxos. Historicamente, a Guerra da Crimeia teve seu estopim em tensões religiosas.
Agora, com a aliança russo-austríaca, a coalizão das potências europeias contra a Rússia mudou o cenário diplomático; e com a França ausente, se não aproveitarem a chance para ocupar os estreitos, os russos perderão a oportunidade para sempre.
A crise na Terra Santa forneceu a justificativa perfeita para a Rússia iniciar uma guerra, ainda que não tenha começado, pois estavam se preparando para isso.
O governo otomano desconhecia tudo isso? Claro que não; como inimigo antigo, sempre estiveram atentos à movimentação russa.
Mas, mesmo cientes, não podiam fazer mais do que reagir passivamente e esperar mediação internacional.
Não havia espaço para um ataque proativo; os russos não estavam preparados para a guerra, e o Império Otomano também não.
Oficialmente, seus exércitos eram numerosos e pareciam fortes, mas quem conhece sua própria casa sabe que, apesar da aparência, o exército otomano era apenas fachada.
Quer enfrentassem os russos ou os austríacos, mostravam-se covardes. Isso não se explica apenas por corrupção governamental; a diferença no poder nacional não se resolve da noite para o dia.
O primeiro-ministro Félix refletiu e disse: “É inevitável que os russos ataquem. O que não sabemos é se isso acontecerá na segunda metade deste ano ou será adiado para 1852.
Além de não sabermos o momento da eclosão da guerra, não sabemos quanto tempo essa guerra, que promete ser de grande escala, irá durar.
O que mais preocupa é se Inglaterra e França irão intervir, e, se o fizerem, qual será a extensão de seu envolvimento.
Enquanto essas questões estiverem incertas, qualquer ação que tomarmos será arriscada. Precisamos pensar em como controlar esse risco dentro de limites aceitáveis.”
Essa é a diferença entre grandes e pequenos países; pequenos podem elaborar estratégias sem pensar nas consequências, ganhando é ótimo, perdendo é o fim.
A Áustria é diferente; desde que não aja precipitadamente, mesmo uma derrota pode ser revertida, e controlar os riscos antecipadamente é indispensável.
O marechal Radetzky balançou a cabeça: “Se quisermos controlar riscos, depois da guerra russo-otomana eclodir, só poderemos esperar a escalada do conflito. Enquanto os franceses não entrarem na guerra, não poderemos agir.
E se os franceses não participarem? Vamos abandonar o plano?”
O primeiro-ministro Félix respondeu com convicção: “Isso dependerá da determinação dos britânicos; enquanto eles quiserem, certamente encontrarão uma maneira de arrastar os franceses para a guerra.”
Essa conclusão coincidiu com a de Francisco, afinal, Luís Napoleão Bonaparte chegou ao poder graças aos britânicos.
Historicamente, ele era um severo anglófobo, muitas vezes alinhando-se com os britânicos. Durante seu governo, raramente se viu o governo francês confrontar diretamente os ingleses.
Francisco ponderou: “O segredo é a chave para o sucesso da estratégia, surpreender as potências com um ataque repentino, criar fatos consumados e forçar a Inglaterra e a França a reconhecerem.
Enquanto o plano permanecer oculto, o poder de iniciativa estará conosco; quando agir, se agir, será nossa decisão.
Após a eclosão da guerra russo-otomana, a entrada de Inglaterra e França está fora do nosso controle, mas certamente os otomanos estarão mais aflitos.
Convencer os ingleses e franceses a participarem é a única saída para eles.
Se necessário, podemos deixar claro para o Império Otomano que nosso objetivo se limita à bacia do Danúbio.”
Enganar os otomanos não pesava na consciência de Francisco; se dissesse que o governo austríaco não tinha interesse algum neles, duvido que o sultão acreditasse.
Era melhor transmitir uma falsa informação, fazendo-os crer que a Áustria era menos ambiciosa do que a Rússia.
Com o inimigo principal e secundário bem definidos, as opções do governo otomano eram poucas. Ser mordido pela Áustria seria um incômodo passageiro; ser atacado pela Rússia significaria a ruína ou mutilação.
...
O ministro das Finanças, Karl, sugeriu: “Majestade, para enfrentar a próxima guerra, o ministério recomenda a implementação do monopólio estatal sobre tabaco e bebidas alcoólicas, para arrecadar mais fundos para o conflito.”
A Áustria possuía um fundo de guerra suficiente para unificar a região da Alemanha Meridional, mas não para enfrentar interferências externas.
O Império Austríaco era vasto e consolidado, muito além da fase de aventuras. Francisco não gostava de riscos e jamais iniciaria uma guerra com fundos para apenas alguns meses.
Por isso, desde o início, a estratégia considerava a intervenção das grandes potências, imaginando o pior cenário: uma guerra simultânea contra Inglaterra, França e Prússia.
Obviamente, isso pressupunha a aliança entre Rússia e Áustria. Sozinho, Francisco não seria tão imprudente, nem o governo austríaco teria tanta confiança.
Em guerras, a força numérica sempre confere vantagem, especialmente se o conflito se estender por duas ou três frentes.
Mais soldados significam mais despesas militares, e aumentar o financiamento de guerra era absolutamente necessário.
A forma mais direta seria impor um imposto de guerra, mas salvo se o conflito já tivesse iniciado, Francisco, homem de princípios, não tomaria essa medida.
“Quanto a receita adicional com o monopólio do tabaco e álcool?” perguntou Francisco, interessado.
Karl respondeu, após reflexão: “Com a situação econômica atual, o monopólio aumentaria a receita anual em pelo menos 35 milhões de florins.”
Esse acréscimo era notável, considerando as finanças vigentes, revelando o alto lucro desses produtos.
“Primeiro-ministro, qual sua opinião?” perguntou Francisco.
Trinta e cinco milhões de florins já era suficientemente persuasivo para o imperador, que internamente já concordava; a consulta ao primeiro-ministro era para garantir que o gabinete assumisse a responsabilidade pela implementação.
Félix respondeu sem hesitar: “Majestade, em circunstâncias excepcionais, medidas excepcionais são permitidas. O governo fará o trabalho de convencimento junto aos capitalistas, e acredito que eles compreenderão.”
Claramente, todos tinham limites elevados; para aumentar em 35 milhões a receita fiscal, estavam dispostos a sacrificar interesses de alguns.
Se os capitalistas prejudicados aceitariam ou não, isso já não importava, pois não tinham voz política.
Historicamente, o governo austríaco monopolizava o sal e o tabaco. Contudo, Francisco, homem rigoroso, já havia classificado o sal como item essencial à vida na legislação anterior, junto com alimentos básicos.
Para evitar revoltas, os preços desses itens eram rigidamente controlados, impossibilitando aumentos que gerassem receitas extras.
Diante disso, o ministério escolheu o álcool, com margem de lucro maior, para o monopólio.
Ambos os produtos não eram essenciais e, mesmo que os preços subissem, pouco importaria; fumar e beber menos seria até benéfico para a saúde.
Essa era a real convicção de Francisco, que, embora fumasse e bebesse, não hesitava em orientar o povo para hábitos de vida corretos.
Ele concluiu: “Sendo assim, o governo deve aprovar o monopólio do tabaco e das bebidas alcoólicas o quanto antes.”
“Sim, majestade!” respondeu Félix.