Capítulo Cinquenta e Dois: O Sistema de Monopólio de Tabaco e Álcool

Sacrossanto Império Romano Nova Lua do Mar 1 3441 palavras 2026-01-23 14:15:28

Após o ano de 1851, a situação no Oriente Próximo tornou-se cada vez mais tensa. Rússia e Áustria cobiçavam o Império Otomano, enquanto o governo do sultão convidava Inglaterra e França para mediar o conflito.

Qual foi o preço pago pelo Império Otomano, isso deixemos de lado por ora. O problema atual é que o governo francês estava ocupado com conflitos internos, e os britânicos sozinhos não conseguiam intimidar Rússia e Áustria.

Do ponto de vista britânico, o cerne da crise no Oriente Próximo residia na Rússia; bastava que os russos não causassem problemas para que convencer a Áustria fosse tarefa fácil.

Sob essa avaliação, começaram as negociações entre ingleses e russos. Sem dúvida, os britânicos não acreditavam que a mesa de negociações resolveria a questão; o principal objetivo era ganhar tempo.

O governo londrino já havia se alinhado com Luís Napoleão Bonaparte, e para lidar com a crise crescente no Oriente Próximo, os britânicos decidiram apoiar Napoleão III em sua ascensão ao poder.

Enquanto os ingleses tentavam adiar os acontecimentos, os russos também não estavam preparados, e assim, as negociações começaram nessas condições.

Em Viena, o governo austríaco discutia as negociações entre ingleses e russos, pois isso impactaria sua próxima estratégia; se os britânicos conseguissem enganar os russos, a estratégia de avanço para o oeste fracassaria.

Metternich analisava: “O conflito entre Inglaterra e Rússia é antigo e os interesses divergentes são profundos, desde o Oriente Próximo até o Extremo Oriente, com inúmeros pontos de tensão.

A menos que uma das partes faça concessões significativas, o conflito é inevitável.

A atual crise no Oriente Próximo é consequência da estratégia central russa, que já vinha sendo preparada há muito tempo; agora fazê-los desistir é praticamente impossível.”

Após o declínio do Império Otomano, surgiram vozes na Rússia defendendo a absorção desse antigo império e a herança de todo o seu legado.

Por terem ambições tão grandes, os planos russos naturalmente enfrentaram resistência internacional. Embora não tenham conseguido absorver completamente o Império Otomano, nas duas guerras recentes entre Rússia e Turquia, os russos obtiveram ganhos substanciais.

Talvez percebendo a dificuldade de engolir o império de uma só vez, os russos estabeleceram dois objetivos menores para alcançar seu plano passo a passo:

Primeiro, controlar o Mar Negro, avançar para os Bálcãs e ocupar os dois estreitos;

Segundo, assegurar firmemente o direito de proteção aos cristãos ortodoxos dentro do território otomano, para assim corroer o Império Otomano.

O núcleo da primeira etapa era a ocupação dos dois estreitos, pois somente controlando essa rota estratégica dourada a segurança do Império Russo estaria garantida, sem o temor de bloqueios otomanos.

Essa era a primeira etapa da estratégia russa rumo ao mar, o elemento central de sua política marítima.

Entretanto, essa etapa crucial foi interrompida em 1841 pelo Tratado do Estreito de Londres, que os britânicos impuseram.

O esforço de meio século da Rússia foi por água abaixo, mas o governo czarista jamais abriu mão do direito de proteger os cristãos ortodoxos. Historicamente, a Guerra da Crimeia teve seu estopim em tensões religiosas.

Agora, com a aliança russo-austríaca, a coalizão das potências europeias contra a Rússia mudou o cenário diplomático; e com a França ausente, se não aproveitarem a chance para ocupar os estreitos, os russos perderão a oportunidade para sempre.

A crise na Terra Santa forneceu a justificativa perfeita para a Rússia iniciar uma guerra, ainda que não tenha começado, pois estavam se preparando para isso.

O governo otomano desconhecia tudo isso? Claro que não; como inimigo antigo, sempre estiveram atentos à movimentação russa.

Mas, mesmo cientes, não podiam fazer mais do que reagir passivamente e esperar mediação internacional.

Não havia espaço para um ataque proativo; os russos não estavam preparados para a guerra, e o Império Otomano também não.

Oficialmente, seus exércitos eram numerosos e pareciam fortes, mas quem conhece sua própria casa sabe que, apesar da aparência, o exército otomano era apenas fachada.

Quer enfrentassem os russos ou os austríacos, mostravam-se covardes. Isso não se explica apenas por corrupção governamental; a diferença no poder nacional não se resolve da noite para o dia.

O primeiro-ministro Félix refletiu e disse: “É inevitável que os russos ataquem. O que não sabemos é se isso acontecerá na segunda metade deste ano ou será adiado para 1852.

Além de não sabermos o momento da eclosão da guerra, não sabemos quanto tempo essa guerra, que promete ser de grande escala, irá durar.

O que mais preocupa é se Inglaterra e França irão intervir, e, se o fizerem, qual será a extensão de seu envolvimento.

Enquanto essas questões estiverem incertas, qualquer ação que tomarmos será arriscada. Precisamos pensar em como controlar esse risco dentro de limites aceitáveis.”

Essa é a diferença entre grandes e pequenos países; pequenos podem elaborar estratégias sem pensar nas consequências, ganhando é ótimo, perdendo é o fim.

A Áustria é diferente; desde que não aja precipitadamente, mesmo uma derrota pode ser revertida, e controlar os riscos antecipadamente é indispensável.

O marechal Radetzky balançou a cabeça: “Se quisermos controlar riscos, depois da guerra russo-otomana eclodir, só poderemos esperar a escalada do conflito. Enquanto os franceses não entrarem na guerra, não poderemos agir.

E se os franceses não participarem? Vamos abandonar o plano?”

O primeiro-ministro Félix respondeu com convicção: “Isso dependerá da determinação dos britânicos; enquanto eles quiserem, certamente encontrarão uma maneira de arrastar os franceses para a guerra.”

Essa conclusão coincidiu com a de Francisco, afinal, Luís Napoleão Bonaparte chegou ao poder graças aos britânicos.

Historicamente, ele era um severo anglófobo, muitas vezes alinhando-se com os britânicos. Durante seu governo, raramente se viu o governo francês confrontar diretamente os ingleses.

Francisco ponderou: “O segredo é a chave para o sucesso da estratégia, surpreender as potências com um ataque repentino, criar fatos consumados e forçar a Inglaterra e a França a reconhecerem.

Enquanto o plano permanecer oculto, o poder de iniciativa estará conosco; quando agir, se agir, será nossa decisão.

Após a eclosão da guerra russo-otomana, a entrada de Inglaterra e França está fora do nosso controle, mas certamente os otomanos estarão mais aflitos.

Convencer os ingleses e franceses a participarem é a única saída para eles.

Se necessário, podemos deixar claro para o Império Otomano que nosso objetivo se limita à bacia do Danúbio.”

Enganar os otomanos não pesava na consciência de Francisco; se dissesse que o governo austríaco não tinha interesse algum neles, duvido que o sultão acreditasse.

Era melhor transmitir uma falsa informação, fazendo-os crer que a Áustria era menos ambiciosa do que a Rússia.

Com o inimigo principal e secundário bem definidos, as opções do governo otomano eram poucas. Ser mordido pela Áustria seria um incômodo passageiro; ser atacado pela Rússia significaria a ruína ou mutilação.

...

O ministro das Finanças, Karl, sugeriu: “Majestade, para enfrentar a próxima guerra, o ministério recomenda a implementação do monopólio estatal sobre tabaco e bebidas alcoólicas, para arrecadar mais fundos para o conflito.”

A Áustria possuía um fundo de guerra suficiente para unificar a região da Alemanha Meridional, mas não para enfrentar interferências externas.

O Império Austríaco era vasto e consolidado, muito além da fase de aventuras. Francisco não gostava de riscos e jamais iniciaria uma guerra com fundos para apenas alguns meses.

Por isso, desde o início, a estratégia considerava a intervenção das grandes potências, imaginando o pior cenário: uma guerra simultânea contra Inglaterra, França e Prússia.

Obviamente, isso pressupunha a aliança entre Rússia e Áustria. Sozinho, Francisco não seria tão imprudente, nem o governo austríaco teria tanta confiança.

Em guerras, a força numérica sempre confere vantagem, especialmente se o conflito se estender por duas ou três frentes.

Mais soldados significam mais despesas militares, e aumentar o financiamento de guerra era absolutamente necessário.

A forma mais direta seria impor um imposto de guerra, mas salvo se o conflito já tivesse iniciado, Francisco, homem de princípios, não tomaria essa medida.

“Quanto a receita adicional com o monopólio do tabaco e álcool?” perguntou Francisco, interessado.

Karl respondeu, após reflexão: “Com a situação econômica atual, o monopólio aumentaria a receita anual em pelo menos 35 milhões de florins.”

Esse acréscimo era notável, considerando as finanças vigentes, revelando o alto lucro desses produtos.

“Primeiro-ministro, qual sua opinião?” perguntou Francisco.

Trinta e cinco milhões de florins já era suficientemente persuasivo para o imperador, que internamente já concordava; a consulta ao primeiro-ministro era para garantir que o gabinete assumisse a responsabilidade pela implementação.

Félix respondeu sem hesitar: “Majestade, em circunstâncias excepcionais, medidas excepcionais são permitidas. O governo fará o trabalho de convencimento junto aos capitalistas, e acredito que eles compreenderão.”

Claramente, todos tinham limites elevados; para aumentar em 35 milhões a receita fiscal, estavam dispostos a sacrificar interesses de alguns.

Se os capitalistas prejudicados aceitariam ou não, isso já não importava, pois não tinham voz política.

Historicamente, o governo austríaco monopolizava o sal e o tabaco. Contudo, Francisco, homem rigoroso, já havia classificado o sal como item essencial à vida na legislação anterior, junto com alimentos básicos.

Para evitar revoltas, os preços desses itens eram rigidamente controlados, impossibilitando aumentos que gerassem receitas extras.

Diante disso, o ministério escolheu o álcool, com margem de lucro maior, para o monopólio.

Ambos os produtos não eram essenciais e, mesmo que os preços subissem, pouco importaria; fumar e beber menos seria até benéfico para a saúde.

Essa era a real convicção de Francisco, que, embora fumasse e bebesse, não hesitava em orientar o povo para hábitos de vida corretos.

Ele concluiu: “Sendo assim, o governo deve aprovar o monopólio do tabaco e das bebidas alcoólicas o quanto antes.”

“Sim, majestade!” respondeu Félix.