Capítulo cento e cinquenta: A primeira recuperação de embarcação (oito)
No edifício do clube de tiro com arco, ela empunhava o arco e a flecha sem proteção para o peito nem anel de tiro, e era, sem a menor dúvida, uma arqueira incompetente.
Em seguida, encaixou a flecha no arco de madeira, puxou a corda, soltou-a, e a flecha partiu. Ao seguir sua trajetória com os olhos, viu-se que, no alvo à frente, não havia nada: nenhuma flecha vibrando com o zumbido das penas. Os movimentos até pareciam corretos, mas ela realmente não tinha qualquer habilidade com o arco.
Então ela olhou para Akagi, que estava sentada ao lado, e perguntou:
— Quando chegar a hora, a senpai Akagi vai embora da academia?
— Sim. — Akagi sorriu. Agora que encontrara seu almirante, não havia razão para não acompanhá-lo.
Zepelim sentou-se no degrau do clube de tiro com arco e apoiou o arco de madeira sobre as pernas.
— E o seu contrato ainda não terminou?
Akagi tinha o ar de uma dama elegante, mas não era tola nem evasiva; respondeu com serenidade:
— Contrato assinado não é contrato de servidão. Se eu me demitir antes do prazo, basta seguir o que está no acordo.
— Assim você me deixa em uma posição difícil.
— E o que há de tão difícil nisso?
...
Depois de se despedir de Akagi, não muito tempo depois Zepelim encontrou Su Guo na biblioteca. Quando o viu, ele estava com um livro nas mãos; ao se lembrar do que havia dito a Akagi, sua expressão se tornou ainda mais sombria, e o tom, mais agudo.
— Como almirante, de repente percebo que você é um grande covarde.
Su Guo baixou o livro e perguntou, confuso:
— Por que diz isso?
— Quando entra em conflito com alguém, você não está sempre recuando?
Su Guo pousou o livro, sem entender por que Zepelim fazia uma pergunta daquelas. Pensou um pouco e disse:
— No ensino médio, eu ainda era um principiante; antes, por qualquer coisa, eu virava a marmita na cabeça dos outros. Quando dava para agir, eu absolutamente não falava demais. No ensino superior, se dava para falar, eu não agia; e também nunca era o primeiro a levantar a mão, afinal briga rende suspensão grave. Na universidade, se vejo alguém brigando, não me envolvo de jeito nenhum; e, quando discuto, também costumo ceder primeiro. Ganhar uma discussão por um instante não traz benefício algum. Depois, quando comecei a trabalhar, fui xingado e sabotado; naquela época eu já tinha aprendido bastante. Não importa o quanto eu deteste alguém pelas costas, diante dele sempre sorrio. Dizem que, quanto mais a gente cresce, mais covarde fica. Eu acho que é só porque passamos a ter mais coisas com que nos preocupar. Quem usa sapato sempre teme quem anda descalço. Quanto mais gente se importa comigo, menos eu ouso me arriscar.
A expressão de Zepelim tornou-se ainda mais fechada e fria.
— Akagi lhe dá dinheiro, e você ainda ousa aceitar? E a sua dignidade?
Su Guo ficou atônito, sem entender por que Zepelim se tornara tão agressiva, e por muito tempo tentou explicar:
— Ir trabalhar não me renderia grande coisa. Só por causa de um orgulho masculino momentâneo eu deveria recusar a ajuda de alguém? Recolher o punho é para depois desferi-lo. Estudar aqui é para que, no futuro, eu possa dar a elas uma vida melhor. Lembro que, quando eu era criança, nossa casa passava por dificuldades. Meu irmão, ainda no ensino médio, queria sair para trabalhar e ganhar dinheiro em vez de continuar estudando e gastando. Ele expôs a ideia, e depois levou uma surra da minha mãe... A contenção temporária é para, um dia, voar alto. Meu irmão hoje é funcionário público, vive bem; talvez isso não seja exatamente voar alto, mas ao menos é melhor do que ter saído do ensino médio para ir trabalhar.
— Almirante, homem inútil. — foi assim que Zepelim falou. Não se sabia se por raiva ou por outra coisa qualquer; afinal, como instrutora da academia, ela na verdade compreendia o papel e a utilidade de um almirante.
— Muitos almirantes gostam de brincar dizendo que vivem às custas dos outros; eu também gosto. Mas, se for só isso, trata-se apenas de uma divisão de funções. É como um exército: precisa de soldados, precisa de comandantes e precisa de apoio logístico. O comandante e a retaguarda não vão à linha de frente, naturalmente não têm a imponência de matar com bravura, mas um exército não pode prescindir deles. Os soldados são, sem dúvida, heróis, mas o comandante e o apoio também são heróis. Se as meninas dos navios são os soldados, então o almirante é o comandante e a retaguarda.
— O que deve ser, principalmente, o trabalho de um almirante? Comandar batalhas? Afinal, lutar contra pessoas é uma diversão sem fim. Infelizmente, não sou nenhum gênio; na verdade, não sei comandar batalhas. Mas as meninas dos navios da maré profunda não são pessoas, e lutar contra elas, na verdade, não exige tanta estratégia. O trabalho do almirante, na verdade, consiste em grande parte em desempenhar os papéis de mordomo, conselheiro psicológico e, por fim, também de empresário.
— No meu estágio, eu seguia meus predecessores de um lado para outro, lidando com todo tipo de gente, cobrando dinheiro e suprimentos. A base é tão grande: quando faltam alimentos e suprimentos, quem cuida disso é o almirante. Se alguma lâmpada ou fiação quebra em algum lugar, o almirante também cuida. Se um bombardeio de uma menina do navio destrói sem querer a casa de alguém, como vamos compensar essa pessoa? Aí é preciso negociar com os outros.
— As meninas dos navios, em geral, têm mentes simples, mas, para viver em sociedade, é preciso lidar com as pessoas. O coração humano é sombrio, e as meninas dos navios podem ser corrompidas; por isso é que se precisa de um almirante. Ser almirante significa lidar com pessoas, com todo tipo de pessoa. Diante dos gananciosos, é preciso aprender a lutar por cada palmo de terra; diante dos ardilosos, aprender a ser meticuloso; diante desses santos de ocasião que adoram ser generosos com o alheio, é preciso aprender a manter o coração firme. Caso contrário, diante de um herói — como um almirante que conheci antes, Yu Jin, não sei se você o conhece —, o predecessor de Yu Jin, a fim de proteger a vida e o patrimônio dos outros, não hesitou em sacrificar suas próprias meninas do navio, nem a si mesmo; ainda assim, no fim, teve a sorte de sobreviver. Ele era um herói. Diante de um herói assim, ah, é, eu especialmente nunca sei o que fazer...
— Sempre achei que, como almirante, eu não teria como ajudá-las nas batalhas; então só posso fazer com que a vida delas seja melhor, com um ambiente de trabalho confortável e uma vida confortável. Quando saem em missão, ao voltar têm um banho quente; quando querem comer, o refeitório já preparou a comida; para maior conveniência, os dormitórios também contam com closet e banheiro...
Inesperadamente derrotada pelo próprio aluno, Zepelim deu de ombros e só conseguiu dizer:
— Você não tem ambição nenhuma.
— Ambição? Eu não quero ser uma grande pessoa. Dizem que, quando se é próspero, se deve ajudar o mundo; quando se é pobre, ao menos se deve cultivar a si mesmo. Mas nunca vi essas grandes famílias e capitalistas tirarem dinheiro do bolso para socorrer os outros, e entre país e país sempre houve relação de exploração. Mais do que me tornar um grande homem, prefiro que todos possam ser felizes; se, ao mesmo tempo em que faço todos felizes, eu puder realizar pequenas coisas, melhor ainda.
Zepelim calou-se. Su Guo voltou a pegar o livro, virou uma página, e ela tornou a falar:
— E, para você, o que uma menina do navio deveria ser?
— Uma menina do navio é uma menina do navio. O que mais poderia ser?
— Elas são diferentes de vocês, humanos, não são? Há quem pense que somos uma raça à parte.
— Eu acho que tanto faz. Todas são vidas. Se me obrigar a dar um nome, eu diria espíritos — como os espíritos das lendas e dos contos.
— Hm. Você fala bem.
...
No prédio de aulas em frente ao dormitório, naquele momento Zepelim, no escritório, segurava a caneta-tinteiro e corrigia documentos, pensando, ao mesmo tempo, nas questões do futuro.
Na verdade, ela não era o tipo de pessoa movida por grandes ambições; dia após dia, repetia o mesmo trabalho. Tinha economizado tanto do salário que jamais cogitara comprar uma casa, e até então continuava a viver no apertado dormitório dos funcionários da academia, um pequeno conjunto de um quarto e sala.
O que, afinal, deveria fazer agora? Ela simplesmente não sabia.
Lembrou-se das palavras de uma colega: “Zepelim, você não é nada estável.”
Zepelim recordou o encontro inicial com Akagi. O primeiro encontro terminou em discussão e, depois, num desafio de treino; muita gente disse que ela fora impulsiva. Sendo colegas, não havia necessidade de transformar uma simples divergência de opinião em um duelo de treino. Afinal, mesmo que um exercício de simulação não ferisse ninguém, sair coberto de poeira e vergonha ainda fazia perder a face.
Mais tarde, terminado o treino, Akagi era muito mais forte do que ela; então, diante da outra, assumira a postura de uma júnior. Naquele momento, também houve quem dissesse que não havia necessidade de adotar tal atitude por causa de uma simples derrota em treino.
Houve uma vez em que meninas dos navios da maré profunda atacaram um comboio. Nesse comboio havia mercadorias que ela tinha em vista; se ele tivesse chegado a porto, ela poderia ter comprado aquilo, mas no fim não conseguiu. Então ela se apresentou voluntariamente e eliminou por completo os inimigos de uma vasta área marítima. De que almirante pertencia aquela região mesmo? Como se chamava, já não lembrava. De todo modo, naquela ocasião ela levou sua equipe à base naval daquele lugar para reabastecimento, e parece que, naquela visita, esgotou completamente os recursos do outro lado.
Todas diziam que, para a guerra, primeiro vinham os grãos e os fardos de forragem, o que era sinal de prudência. Mas ela parecia jamais ter sido uma pessoa prudente. Diziam que Nelson tinha temperamento explosivo e agia com decisão; ela, aparentemente, também não era muito diferente. Não era uma pessoa ponderada, portanto não seria estranho que fizesse coisas assim.
Os documentos que havia pegado antes ainda não haviam sido devolvidos. Agora, retirando de novo aquele papel, Zepelim riscou os dois caracteres do nome da orientadora de Su Guo, Lin Di, e então, segurando a caneta-tinteiro, escreveu no documento seu próprio nome bonito e florido: Zepelim.
Depois, ajeitou os cabelos prateados, que lhe caíam até os ombros como algas do mar, e olhou para o próprio nome. Em seguida, começou a rir, com uma estranheza quase sem sentido.
Era apenas alguém que havia visto algumas vezes, e ainda assim ela se tornara, de repente, ansiosa e insegura. O que Bismarck tinha de tão extraordinário? Depois, pensando melhor, voltou a rir. Hahaha, se fosse Bismarck, talvez realmente houvesse algo extraordinário. Bismarck, você não está convencida de ser muito orgulhosa?
E, pensando mais um pouco, concluiu que provavelmente tudo aquilo também se devia a Akagi.
Dito isso, Zepelim foi até o escritório ao lado, entregou o documento a Pequim e então voltou à sua sala para tomar chá.
Depois de fazer tal coisa, não se passou muito tempo até alguém vir chamá-la, dizendo que a diretora da academia queria vê-la.
Zepelim estava inicialmente no escritório, abrindo as cortinas para tomar sol. Ao ouvir a voz, pensou por um instante e depois saiu do escritório, subindo para um andar superior.
Ao sair, deu de frente com Nelson, que caminhava conversando com alguém ao lado. Os dois passaram um pelo outro, e Zepelim a cumprimentou:
— Olá, Nelson.
— Ah, olá.
Depois de dar alguns passos, Nelson reagiu e ficou paralisada. Zepelim a cumprimentou? Normalmente, mesmo sem trocarem ironias, as duas ao menos se fitavam com frieza e seguiam caminhos opostos. Mas um cumprimento? Aquilo era mesmo estranho, teria enlouquecido? Nelson ficou sem saber o que pensar.
Ainda atordoada, ao caminhar quase bateu na parede, e a pessoa ao lado a amparou.
— Não foi nada, não foi nada. — ela se explicou assim e, em seguida, voltou-se para trás e olhou para Zepelim.
Naquele momento, Zepelim subia o corredor do andar superior. Dos dois lados, vasos ornamentais estavam dispostos em profusão, cultivando todo tipo de flores e plantas: aspargos ornamentais, pinheiros-anões, narcisos, violetas, lírios-crespos, orquídeas-borboleta... Havia até uma flor-da-lua que fora trazida por ela mesma. Pouco depois, parada à porta do escritório, Zepelim ajeitou a própria aparência e levantou a mão para bater.
Então começou uma conversa.
— Zepelim, você trabalhava como mercenária lá fora; depois, eu a trouxe para cá e a tornei instrutora da academia...
— Por que pensou em fazer uma coisa dessas? Aquele, chamado Su Guo, não é ruim, mas não combina com você. Ou será por causa de Akagi? O que houve com Akagi para ficar assim?
Zepelim disse:
— Estou falando apenas de professora orientadora, no que você está pensando... Além disso, diretora, pare de imaginar tantas coisas; você não entende.
— Eu ainda sou jovem, o que é que eu não vou entender? Você me explica e eu entendo.
— Diretora, navio da Vingança, você realmente já não é jovem... — Mesmo diante da diretora, as palavras de Zepelim não tinham a menor polidez.
A diretora, navio da Vingança, colocou os óculos e ergueu a mão. Depois de muito tempo, disse:
— Eu tenho apenas dezessete anos... bom, já que você quer assim, não há o que fazer. Deixe-me pensar por um segundo...
Depois de muito conversar, Zepelim saiu do escritório da diretora com expressão fria; de fora, não se podia dizer o que ela pensava, apenas se ouvia o som agudo dos saltos batendo no chão, ta, ta, ta...
Em seguida, outra pessoa entrou no escritório. Viu a diretora com as duas mãos sustentando o queixo.
Naquela tarde, a luz do sol entrava pela janela do escritório, e ali só se ouvia o movimento do grande relógio de parede.
— Diretora, o que você disse a Zepelim?
— Aquela teimosa... exatamente como era muitos anos atrás, igual a quando a encontrei naquele tempo.