Capítulo 150: Tentando tirar vantagem?

O Amor de um Demônio Meio que roubando a vida 5598 palavras 2026-03-31 15:00:26

Num instante, o pátio exterior ficou novamente entregue apenas a Pu Xingwen, que fixava o olhar no quarto de Zi Ye. Contudo, pouco depois, a moldura da porta começou a cobrir-se de gelo a uma velocidade visível a olho nu.

Sentindo o frio cortante, Pu Xingwen recuou apressadamente dois passos, ajeitou as vestes em volta do corpo, e um fio de líquido transparente escorreu-lhe impercetivelmente pelo nariz.

Com um arquejamento rápido, Pu Xingwen aspirou o muco de volta.

A noite naquelas eras ancestrais parecia diferente de tudo o que You Suling conhecera noutros lugares. Esqueça o céu noturno de um azul gradiente e límpido, onde faixas de nuvens pairavam ténues e camadas de estrelas cintilantes vagavam no firmamento.

Sob aquela paisagem noturna inebriante, a lua cheia e brilhante refletia-se no alto. Diante de tal beleza, You Suling sentou-se serenamente no telhado para contemplar o espetáculo vindo de outro mundo.

Era a primeira vez que You Suling conseguía acalmar o espírito ao ponto de contemplar tudo o que habitava os céus. Antigamente, na Cidade do Crepúsculo, era raro conseguir ver estrelas no céu, quanto mais contemplar uma abóbada celeste tão límpida.

Parecia ainda dia, exceto pelo facto de os céus brilharem intensamente enquanto a terra permanecia envolta em trevas.

Uma bilha de vinho claro era a melhor companhia para You Suling naquele momento, fazendo-a evocar o passado. Na altura em que ela não passava de uma pequena raposa, quando transformar-se em forma humana ainda lhe exigia um esforço considerável...

Naqueles dias, ela também era cheia de fervor, acreditando firmemente que, bastando querer, tudo mudaria sob o seu próprio controlo. No entanto, com o passar do tempo, as águas frias extinguiram gradualmente o sangue febril que lhe corria nas veias.

Não que ela se tivesse tornado fria e indiferente com os anos; para ser exata, ela simplesmente desapegara-se de tudo, compreendendo a essência das coisas. Quanto mais se vivencia, mais se compreende, e tudo neste mundo se desvanece.

Por isso, que utilidade tem viver tanto tempo neste mundo? Quando compreendes e esgotas tudo o que te rodeia, o mundo diante de ti torna-se monótono e imutável. Que sentido teria tal existência? Mais valeria beber uma tigela da sopa de Meng Po para esquecer o pó do passado e reencarnar de novo como mero mortal.

Pensativa, You Suling deu mais um trago, mas franziu a testa ao sentir o líquido descer pela garganta. Olhou para baixo e chamou Pu Xingwen, que aproveitava a brisa no pátio:

— Pu Xingwen! Disseste-te para não me meteres água no vinho! Porque é que isto sabe tão aguado?

Dito isto, You Suling entornou mais um gole, mas o sabor continuava excessivamente suave.

Ouvindo os protestos dela, Pu Xingwen ergueu a cabeça com uma expressão completamente atónita:

— Foi comprado exatamente segundo as tuas ordens! É o vinho mais forte destas bandas, com uma tradição de dez anos. Como havia de estar batizado com água?!

You Suling não se deu ao trabalho de continuar a discussão e atirou-lhe uma garrafa diretamente da cobertura.

— Toma! Bebe um gole e vê lá se este sabor não é mais fraco do que o nosso vinho de uva em casa!

Confuso, Pu Xingwen levou a garrafa aos lábios e deu um trago guloso. No instante em que o líquido desceu, sentiu a garganta e o estômago arderem como se estivessem em brasa. Quis cuspir, mas o seu estômago revirava-se num turbilhão de fogo.

— Isto... isto é claramente aguardente forte! Tu... — Pu Xingwen agarrou o pescoço, olhando para ela com uma expressão de quem tinha acabado de ser envenenado, os seus pequenos olhos semelhantes a feijões-mungue arregalados ao máximo.

— Este... este vinho tem... tem...

Antes que Pu Xingwen pudesse terminar a frase, a sua voz desvaneceu-se por completo. You Suling olhou para baixo e viu que ele já havia desabado no chão, profundamente adormecido e completamente inanimado.

You Suling: «...» Isto é do caralho, que bizarria é esta?

— Porque é que quando eu bebo não sinto nada? Será que aquela garrafa tinha mesmo veneno? Não pode ser, acabei de a cheirar e não cheirava a nada... — resmungou consigo mesma, antes de gritar novamente para o corpo estendido no chão: — Ó segundo! Estás bem?!

Vendo que Pu Xingwen não reagia de todo, You Suling voou para baixo para o inspecionar, percebendo finalmente que o indivíduo estava verdadeiramente embriagado.

As bochechas de Pu Xingwen estavam coradas, e a baba escorria-lhe quase até ao chão. You Suling empurrou-o ligeiramente para o lado com o pé, com uma careta de repulsa.

Nesse exato momento, Zi Ye abriu a porta e saiu.

You Suling ergueu a garrafa na mão e convidou-o com um gesto:

— Queres juntar-te a mim? O luar desta noite está deveras agradável.

Sem esperar pela resposta de Zi Ye, You Suling deu um salto gracioso e regressou ao telhado.

Contudo, Zi Ye seguiu-lhe os passos de imediato.

Assim que ele se sentou ao seu lado, You Suling estendeu-lhe uma bilha de vinho.

— Bebe. O sabor disto não é muito forte. Talvez o segundo nunca tenha sabido beber como um homem, por isso é que caiu ao primeiro trago. No fundo, isto é como o vinho de uva, beber um bocadinho não faz mal nenhum.

Enquanto You Suling tagarelava sem parar, Zi Ye estendeu a mão, pegou na bilha que ela segurava e perguntou calmamente:

— Como passaste este último milénio?

You Suling virou-se, confusa. Perdoem-na, mas ela realmente não conseguia perceber que tipo de pergunta era aquela. Como é que se passa um milénio? Acaso havia de o passar a voar? A correr? Ou a viajar num foguetão...?

— Hã... Bem, nos dias comuns, andava de um lado para o outro, arranjava sarilhos quando não tinha nada que fazer, vagueava por aí. Foi assim...

A resposta soava terrivelmente seca e evasiva, transmitindo até um certo tom de impaciência.

Mas ela era incapaz de adivinhar em que molde deveria encaixar a resposta. Acaso devia polir o discurso com frases cultas e declamá-lo com requinte literário, como um exercício de interpretação de texto?

Para surpresa sua, Zi Ye ergueu ligeiramente as sobrancelhas, com uma voz gélida:

— Sê mais específica.

You Suling: «...» Isto ainda não foi suficientemente específico? Caramba, será preciso dissecar a vida dela letra a letra?

Aproximando a bilha que Zi Ye segurava um pouco mais dos lábios dele, You Suling instigou:

— Não fiques só a falar, bebe. Bebe o vinho e ouve-me contar devagar.

Zi Ye soltou um riso leve.

— Fala. — Contudo, não demonstrou qualquer intenção de beber, mantendo a bilha na mão sem nunca a aproximar da boca.

You Suling começou a desesperar. Era, sem dúvida, daqueles dias desesperantes. Com perguntas daquelas, como é que ela podia descrever o indescritível? Os dias passam simplesmente assim; porventura esperavam que ela descrevesse detalhadamente cada vez que ia defecar? Além disso, já tinham passado tantos anos e tantas coisas haviam acontecido; a cabecinha daquela raposa simplesmente não tinha espaço para reter tantas memórias.

— Bem... o habitual. Eu... eu costumo gostar de aventuras, de viajar por aí. Quanto ao resto, francamente já nem me lembro. Em todo este milénio, resumi a minha existência a viagens e aventuras; não houve outro tipo de passatempo, eu...

Antes que You Suling pudesse concluir, Zi Ye acenou levemente com a cabeça, exibindo um sorriso ténue, e finalmente satisfez a expetativa dela, dando um pequeno trago no vinho — embora se tratasse apenas de um leve toque nos lábios.

Notando um detalhe particular, You Suling aproximou-se dele com um sorriso bajulador:

— Dize-me lá... Tu não consegues beber, pois não?

Zi Ye voltou-se para contemplar aqueles olhos de raposa repletos de malícia. Os seus olhos violeta cintilaram por um breve instante, mas a expressão normal regressou quase de imediato.

You Suling riu-se a bandeiras rotas:

— Tu de facto não consegues beber! Ah, ah! Não me digas que és igual ao segundo, que cai ao primeiro copo!

Ouvindo a toada animada dela, Zi Ye ergueu uma sobrancelha, lançando-lhe um olhar de soslaio:

— Julgo que quem está embriagada és tu.

— Eu não! — bramiu You Suling. — Isso é impossível! Eu nunca, jamais me embebedo! Este vinho sabe a água da bica, como hei de eu ficar bêbada?!

Dito isto, You Suling gesticulou com ênfase no ar, mas nem meio minuto depois a sua energia esvaiu-se.

Erguendo novamente a cabeça para o céu, murmurou:

— Mas... mas olhem para isto... Porque é que as estrelas no céu estão a girar?

Estendeu um dedo trémulo na direção do firmamento.

— Não vos dou autorização para girarem! Parem todos, ouçam bem, não giram mais!

Contudo, tudo no céu parecia mergulhado numa vertigem. Só quando os seus olhos começaram a arder de secura é que You Suling desistiu da ideia de repor a normalidade celeste.

Ao vê-la sucumbir aos efeitos tardios do álcool, Zi Ye estendeu impulsivamente a mão para lhe afagar a cabeça.

— Tiveste alguma vez alguém com quem quisesses ficar para sempre?

Com as mãos a tapar os olhos secos, You Suling respondeu com voz abafada:

— Não sei... Não sei de nada...

Zi Ye soltou um riso suave e continuou a coaxar com doçura:

— E antigamente, não havia nenhum homem à tua volta? Alguém como este Pu Xingwen, ou o anterior Shangguan Mushi? Houve alguém assim a rondar-te?

— Houve! — You Suling abriu dois olhos límpidos. Por um breve segundo, Zi Ye quase acreditou que ela estava sóbria, embora a postura dela continuasse a ser a de quem finge lucidez à força.

— Ah? E quem foi? — inquiriu Zi Ye em tom suave.

— Foi... foi Qin Qiusheng, o antigo Zi Ye... — Os olhos de raposa de You Suling brilhavam enquanto fitavam novamente o céu estrelado. — Naquela época, diziam que faltava a Qin Qiusheng um fragmento de alma, mas ele era um homem que eu jamais conseguiria esquecer em toda a minha vida...

— É possível que Zi Ye se tenha esquecido de tudo, ou talvez, depois de a alma ter regressado ao corpo, ele tenha começado a encarar o passado com muito mais indiferença. Mas... mas é inegável que ele me proporcionou uma sensação verdadeiramente única...

— Que sensação? — A mão de Zi Ye, que afagava a cabeça de You Suling, parou subitamente, como se temesse perder uma única sílaba daquela confissão.

Contudo...

No momento crucial, You Suling endireitou-se de um salto, virou a cabeça e cravou os seus enormes olhos de raposa diretamente nele.

— Tu! Estavas a tentar arrancar-me segredos! — You Suling torceu os lábios num muxoxo.

Diante daquilo, pela primeira vez, a expressão de Zi Ye vacilou ligeiramente. Perante tal comportamento, custava-lhe acreditar que You Suling estivesse embriagada; era bem provável que ela estivesse perfeitamente lúcida o tempo todo.

— Sabes quem eu sou? — Zi Ye franziu ligeiramente o cenho.

You Suling contraiu as sobrancelhas e, após longos segundos de hesitação, resmungou:

— Tu... tu não és o Zi Ye? O que fazes aqui... aqui, e onde é que é aqui...

Olhou em redor antes de dar um palmada na própria testa:

— Ah, estamos a beber, tinha-me esquecido completamente! Mas o que disseste há pouco?

Zi Ye: «... Nada...» Pelo aspeto de You Suling, ela estava claramente a recuperar a sobriedade a um ritmo alucinante.

Ainda assim, o que mais intrigava Zi Ye era o facto de ela conseguir recuperar a lucidez do álcool com tanta rapidez — decerto fruto de muita prática em noitadas anteriores.

— Costumas beber com frequência? — perguntou ele, franzindo o sobrolho.

— Não. Houve foi uma temporada em que bebia duas vezes por dia...

— Porquê? — quis saber Zi Ye.

You Suling soltou um longo suspiro:

— Tudo por culpa daquela maldita época de cio. Na altura, o meu período de escolha de género devia ter chegado mais tarde, mas acabou por se antecipar. Eu andava a vaguear pelos campos e não conseguia regressar para perguntar à minha mãe, então fiz asneira. E... hã... acabei por ficar com um aspeto nem carne nem peixe. Felizmente, a minha mãe arranjou maneira de me ajudar e lá consegui escolher o meu género, mas... o período de cio acabou por se prolongar...

Sempre que recordava a altura em que adoptou a forma humana, You Suling sentia uma vergonha atroz. Naqueles dias, achava sinceramente que o mundo inteiro troçava dela. Embora a culpa fosse inteiramente sua por não ter dado ouvidos à mãe e ter permanecido junto do clã, preferindo ir vaguear pelo mundo fora...

A consequência foi um período de cio embaraçosamente prolongado...

— Nessa altura, só conseguia enfiar-me numa gruta; só o álcool conseguia entorpecer-me. Demorou meio ano a passar, mas pelo menos a minha resistência ao álcool disparou nessa altura...

You Suling virou-se para Zi Ye:

— Sabes? Naquela altura estive a um triz de escolher o sexo masculino. Se a minha mãe não me tivesse travado, agora seria um rapaz, e quem sabe se não me daria para te assediar! Ah, ah, ah, ah!

Zi Ye: «...»

— Mas, pensador bem, ser mulher também não tem nada de mal, só que há certos aspetos que não são muito práticos. Por exemplo, quando ando com Su Rui, as pessoas perguntam sempre se somos namorados. É claro que eu nego, mas o olhar dos outros é sempre esquisito. Mas também não quero saber; que olhem à vontade, cada qual pensa o que quer e eu faço o que quero, afinal de contas não perco nenhum pedaço por isso, não achas?

Zi Ye não respondeu ao sorriso nos lábios de You Suling, fixando o olhar na imensidão do horizonte.

You Suling deu-lhe uma palmadinha no ombro e continuou:

— Olha lá, meu caro, sem falsas modéstias: garanto-te que se eu fosse mesmo homem, já te tinha comido! Fica a saber que naqueles tempos eu tive mesmo essa intenção, e foi por isso que usei o nome de You Sunanxian para ir meter-nojo contigo!

Zi Ye: «...»

Com aquele desabafo, a própria You Suling congelou de imediato. O ar pareceu solidificar-se à volta de ambos.

Ela olhou consternada para a garrafa na sua mão, sem saber onde meter a cara. Caramba, o álcool de facto não se deve tocar! Olha só para isto, estraguei tudo!

Ora vejam lá, além de servir para beber, esta moca também tem a utilidade de fazer a pessoa confessar a verdade?! Com a emoção, despejou tudo o que tinha no bucho! Merda!

You Suling sentiu uma vontade súbita de praguejar. Acaso tinha o cérebro do tamanho de uma noz? Como é que fora dizer uma coisa daquelas com tanto orgulho, e ainda por cima com tamanha pachorra?!

Sentindo uma enorme comichão de culpa, You Suling virou-se para espiar a expressão de Zi Ye, mas para seu desespero, os traços dele mantinham-se completamente imóveis!

— Sabe... hã... eu, isto, eu... — balbuciou You Suling por largos instantes sem conseguir articular uma frase coerente.

Perdendo a paciência, You Suling tomou uma decisão drástica, ergueu o queixo e encarou-o de frente:

— Exatamente! Fui eu! O homem que te assediou naquele dia fui eu mesma! Podes fazer o que quiseres, mata-me ou esquarteja-me, estou nas tuas mãos!

Na verdade, o que ela queria acrescentar era que, desde que não lhe batessem na cara, podiam insultá-la à vontade. Embora não tivesse cometido nenhuma ofensa grave, tendo em conta a personalidade de Zi Ye, será que ele a ia fazer em picadinho...?

Com o coração a saltar pela boca, You Suling desviou o olhar para ele com o máximo temor, receando que o homem lhe desferisse a qualquer momento o golpe mortal dos Sete Ferimentos.

Contudo, no instante seguinte, You Suling sentiu o seu corpo ser puxado por uma força irresistível.

Zi Ye puxou-a para um abraço firme. You Suling sentiu apenas um toque morno e suave na testa, que se dissipou quase no mesmo instante.

De seguida, Zi Ye soltou-a e afastou-se com leveza, deixando apenas no ar um sussurro de despedida:

— Descansa um pouco.

You Suling demorou a recuperar os sentidos. Ergueu a mão para tocar a própria testa, passando por fases sucessivas de estupefação, incredulidade e, por fim, de total crise existencial!

Olhou para a própria mão e murmurou num fio de voz:

— Ai o caralho! O cabrão atreveu-se a tirar partido de uma pequena imortal!

Logo a seguir, olhou para Pu Xingwen desmaiado no pátio e para a porta do quarto de Zi Ye firmemente fechada, sentindo um tumulto indescritível no peito.

«O Grande Dao não tem forma, gera o céu e a terra; o Dao não tem sentimentos, move o sol e a lua; o Dao não tem nome, nutre todas as coisas. Desconhecendo o seu nome, chamo-lhe forçosamente Dao. Ora, o Dao possui pureza e turbulência, movimento e tranquilidade... O homem é puro e a mulher é turva, o homem é ativo e a mulher é serena...»

Após recitar mentalmente um trecho do Cântico da Purificação do Coração, You Suling sentiu o suor escorrer-lhe em bátegas pela testa.

«...Aquele que consegue dissipar os desejos acalma o coração por si mesmo; quem limpa o espírito purifica a mente... Assim, os seis desejos não nascem e os três venenos extinguem-se... Olhando para o interior, o coração deixa de existir; olhando para o exterior, a forma desvanece-se... Quando estas três coisas são compreendidas, resta apenas o vazio...»

Sentada sozinha no telhado a murmurar o ritual de purificação, You Suling constatou, passados trinta minutos, que o seu coração batia com um vigor cada vez mais alarmante.

— A cor não difere do vazio, o vazio não difere da cor; a cor é o próprio vazio, o vazio é a própria cor! Merda, nem isto resultou! — exclamou You Suling, agarrando o próprio peito com desespero.

— Que raio é que o Zi Ye me fez?!

Com uma expressão de profunda aflição, You Suling tombou de costas no telhado, fitando com resignação as estrelas lá em cima. Para ser francamente honesta, nunca sentira o coração a palpitar daquela maneira. Jamais experimentara a sensação de sentir o órgão a querer saltar-lhe do peito, nem mesmo quando era alvo de galanteios banais.

Será que aquele indivíduo lhe tinha enfiado veneno disfarçado de festinha? Caramba, que baixeza! Além de lhe morder os lábios, ainda a envenenou?!

Passou o resto da noite estendida no telhado a remoer aquilo. Embora não manifestasse nenhum sintoma evidente de envenenamento, a situação era bizarra demais: bastara um simples toque de Zi Ye na sua testa para que o seu coração ficasse ingovernável.

Tanto tempo a passear por entre mil flores sem deixar que nenhuma se agarrasse às suas vestes, para agora constatar que tudo fora em vão. Ter uma reação daquelas só por causa de um toque daquele velho homem era demasiado humilhante...

Com um gemido abafado, You Suling escondeu o rosto nas mãos, incapaz de encarar a imagem de si mesma que outrora se julgava imbatível na arte da sedução.