Capítulo 20: A mão dentro dela
Página 1/3
— Isso é muito? Com certeza ainda há alguns velhos imortais escondidos, mais de sessenta não é pouco — disse o velho monge Wude, balançando a cabeça.
— Mas... — Wude hesitou, parecendo querer dizer algo.
— Mas o quê? Mestre, diga logo! — insistiu Lingchen, balançando o braço do monge apressadamente.
— Ei, ei, pare com isso. Esses ossos velhos vão se desfazer se você continuar mexendo assim — Wude sorriu amargamente, tentando impedir.
— Depois de tantos anos de batalhas, muitos do meu tempo no Reino do Desapego certamente já morreram. Mesmo contando os imortais, acho que não passam de cem — explicou o velho monge.
— Vocês ainda lutam no Reino do Desapego? E por quê? — Lingchen fez uma careta, sem entender. Em casa, não estudam para avançar e se tornarem imortais? Ainda brigam?
— Você não entende. Além das disputas nacionais, há conflitos entre seitas, entre o bem e o mal. Para mostrar seu poder, batalhas são inevitáveis — suspirou Wude, emocionado.
— Por exemplo, a Seita da Espada Etérea e a Montanha da Lâmina Funesta lutam pelo título da melhor arma do mundo. Começaram sem inimizade e acabaram criando ódio. E ainda tem a disputa entre os velhos taoístas do Reino do Vazio e o Templo dos Dez Mil Budas, uma luta entre o caminho do Tao e o da Buda.
— Viver tanto tempo não é algo bom, acumula-se muita inimizade. Quem sabe quando vão bater à porta — o monge ficou pensativo, melancólico.
— Mestre... o que houve? — Lingchen perguntou, preocupado.
— Nada, apenas algumas lembranças. Vamos comer — Wude forçou um sorriso.
— Entendi — Lingchen olhou desconfiado, mas obedeceu.
— Quando você descer da montanha, não se preocupe com os taoístas do Reino do Vazio. Eles têm apenas divergências morais com os budistas e não agirão com violência. Mas tome cuidado com o Templo dos Dez Mil Budas — disse Wude, de repente lembrando-se de algo.
— Por quê? O antigo abade não era seu discípulo? E todos são budistas — Lingchen não entendia. Monges brigando entre si? Isso não fazia sentido.
— Não pergunte demais, apenas lembre-se — Wude balançou a cabeça, relutante em falar mais.
Lingchen franziu o cenho. Ele não era tolo e percebeu que havia algo oculto, talvez Wude não quisesse que o Templo soubesse que ele ainda vivia, querendo uma aposentadoria tranquila.
Ou talvez houvesse uma rixa que levou Wude a se isolar na floresta.
De qualquer forma, parecia que, em qualquer cenário, a culpa maior era do próprio Wude, que não queria encarar ou sequer lembrar disso.
Lingchen apertou o punho debaixo da mesa. De qualquer jeito, ele defenderia o mestre. Se fosse culpa dele, ele assumiria; se não fosse, derrubaria o Templo e fundaria um novo templo budista.
Com medo de que o mestre percebesse algo, Lingchen logo retomou a normalidade e começou a comer.
— Mestre, quantos anos o senhor tem? — perguntou de repente.
Página 2/3
Wude parou de comer por um instante, olhando para Lingchen com certa resignação. Desde pequeno, ele ensinara a Lingchen que não se fala enquanto se come, mas o garoto era teimoso.
— Quatrocentos e sessenta e dois anos. Por quê? — respondeu.
— Ah, nada, só curiosidade — disse Lingchen, voltando a comer.
Wude olhou para ele, intrigado, e continuou a refeição.
Lingchen estava distraído enquanto comia. Com mais de quatrocentos anos, e considerando a longevidade do Reino do Desapego, Wude deveria estar no auge.
Então por que parecia tão envelhecido? Será que, como os imortais, seu corpo permanecia com a aparência do momento da transcendência?
— Pah! — Wude deu uma leve batida na cabeça careca de Lingchen.
— Ei! — Lingchen fez uma careta.
— Preste atenção na comida — reclamou Wude.
— Tá, tá... — Lingchen esfregou a cabeça, obedecendo.
Sem mais palavras, a refeição terminou rapidamente. Wude pegou seu bastão de meditação e saiu primeiro, fazendo Lingchen sentir que ele tinha medo de que novas perguntas surgissem.
Lingchen esfregou a barriga, levantou-se e olhou na direção da saída do monge.
Se Wude não queria falar, continuar a perguntar era inútil; melhor ele mesmo investigar.
Ao sair, viu Liu He, que estava dando instruções a alguns trabalhadores.
— Mestre Liu — chamou.
— Hum? Oh, Mestre Sanzang, o que deseja? — Liu He se virou e correu, sorrindo servilmente.
— Nada demais, só queria saber como são as aparências dos praticantes do Reino do Desapego. Todos são velhos assim? — perguntou Lingchen, fingindo curiosidade.
— Ah... Mestre Sanzang, você me pergunta errado. Minha posição é baixa, não tenho contato com esses grandes praticantes, não sei como são — respondeu Liu He com um sorriso amargo.
— Entendi, então continue seu trabalho. Tenho outras coisas para fazer — disse Lingchen, sorrindo e se afastando.
Como não conseguiria informações, preferiu voltar a cortar árvores e se dedicar a dominar a técnica de força do punho.
Liu He coçou a cabeça, intrigado com o comportamento estranho do mestre Sanzang naquele dia.
Mas ele jamais descobriria a verdade, então, desistindo de pensar, voltou a vigiar o trabalho dos seus subordinados, temendo que fizessem algo errado.
Página 3/3
Na floresta.
Pum! Pum! Pum!
Lingchen cerrava os dentes, desferindo golpe após golpe no tronco da árvore.
Apesar de saber como aplicar a força, sua força física ainda mal conseguia rachar o tronco. Depois de dezenas de golpes, não conseguia derrubá-la, muito menos partir com um só golpe.
As palmas, antes apenas um pouco inchadas, ficaram ainda mais doloridas e adormecidas.
O tempo passou.
— Ha! — Lingchen gritou com força.
Pum! Crack!
Ofegante, olhou para a grande árvore que caía lentamente, sem expressão no rosto.
Era a quarta árvore derrubada naquele dia. A que exigiu menos golpes precisou de dezenove para partir.
Suas mãos tremiam levemente; ele já não sentia as palmas. A noite estava caindo, era hora de voltar.
Olhou para as mãos inchadas e cambaleou na direção da residência provisória fora do templo.
Ao chegar, sentiu um forte cheiro de remédios. Seu rosto mudou; será que o monge Wude estava preparando mais remédios?
— Entre — veio a voz autoritária do monge.
Lingchen parou, sentiu-se como uma berinjela murcha e entrou obedientemente no quarto.
Lá dentro, Wude abanava o fogo sob uma bacia de ferro com um leque de palha. Ao ver Lingchen, olhou o líquido que fervia na bacia.
Satisfeito, acenou e apagou o fogo instantaneamente.
Levantou-se, colocou a bacia diante de Lingchen.
— Coloque a mão aqui dentro. Quando o líquido ficar transparente até o fundo, pode tirar — disse suavemente.