Capítulo 51: Cai Yan: Jovem Mestre Hua, eu quero... uma casa (Parte 1)

Três Reinos: Diante da Passagem de Hulao, Guan Yu aquecia o vinho para me decapitar Yan Sixing 4517 palavras 2026-07-29 11:47:35

Fora da imponente mansão da família Hua, Hua Xiang assinava alegremente um contrato de trabalho com Dian Wei... Tosse, tosse, um contrato de prestação de serviços.

Olhando para os dois guarda-costas de elite que faziam guarda lado a lado logo atrás dele, sentiu imediatamente que a sua vidinha andava um pouco mais segura...

Nesse momento, com as mãos na cintura, postou-se sobre os degraus diante da entrada principal, banhando-se na luz morna do sol, semicerrando os olhos enquanto fitava o horizonte distante.

No céu, as nuvens macias assemelhavam-se a escamas de peixe sobrepostas; o sol nascente rompia a linha do horizonte, espalhando raios brilhantes sobre a terra. A luz solar atravessava as nuvens, projetando halos coloridos. Sob aquele clarão, bandos de pássaros cruzavam as franjas da cidade. Luoyang inteira respirava paz e serenidade. A mansão da família Hua erguia-se soberana no coração de tudo aquilo — uma propriedade abastada na cidade, cercada por muros altos, portões escarlates e uma placa de tom antigo... Tosse, tosse! O que estava escrito ali não importava!

Lá fora, estendiam-se ruas largas e retas, pavimentadas com lajes de pedra perfeitamente encaixadas. Ao longo da via, perdendo-se de vista, dezenas de carroças altíssimas transportavam o que parecia ser não apenas toras de madeira, mas sim a própria esperança de sobrevivência daquele pobre Hua...

À margem da estrada, comerciantes matutinos já haviam aberto as portas para iniciar os negócios. Poucos transeuntes pontuavam a rua em pequenos grupos. Naquele instante, com a manhã ainda jovem e o sol na medida certa, pessegueiros plantados por sabe-se lá quem floresciam viçosos, transbordando por cima dos muros e balançando suavemente ao sabor da brisa fresca da aurora. Vistas de longe, aquelas flores ostentavam um tom rosado de pétalas fartas e vibrantes...

Sim, com certeza. O ânimo de Hua Xiang estava esplêndido. Em suma: tinha feito um negócio da China!

Primeiramente, Dian Wei, que deveria ser o guarda-costas número um do Grande Chef Cao, acabara sendo ludibriado por este humilde Hua... Tosse, tosse! Quero dizer, aliciado com sucesso por este humilde Hua.

Em segundo lugar, reza a história que Dian Wei encontrou um fim trágico e melancólico justamente porque Hu Che'er lhe roubou as armas. Agora, eu, Hua Xiang, recolhi ambos... E lá estão os dois, firmes e fortes, plantados bem atrás das minhas costas...

Ora, adivinhe só? A sensação que tomava conta do peito era pura... satisfação!

Se quisesse mensurar essa alegria, seria o equivalente a abraçar Cai Yan e dar-lhe um leve beijo na face...

...

Enquanto se perdia em devaneios, Hua Xiang ergueu os olhos e reparou:

– Oh? Aquela carroça que se aproximava vagarosamente de longe parecia tão familiar...

Pensando melhor, abriu um sorriso.

Não era por acaso a mesma carruagem da família Cai que vira dois dias antes?

Ora, vejam só! Fale na donzela e ela aparece logo ali!

Soltou um suspiro suave.

– Então era hoje o dia a que ela se referia quando disse que viria depois.

Assim que a carruagem emparelhou com a entrada, Hua Xiang despachou com um gesto os dois armários ambulantes que faziam sombra às suas costas e caminhou proativamente ao encontro do veículo.

...

Dentro da carruagem, Cai Yan, que não conseguia prender o sono havia dias, exibia uma expressão ligeiramente abatida.

Após passar por infindáveis conflitos internos e hesitações, decidira finalmente vir à mansão da família Hua tentar a sorte.

Afinal, tentar a sorte funciona assim: se der certo, sorte a sua. E mesmo que a sorte não sorrisse, ter um motivo legítimo para reencontrar aquele que "também vagueia solitário há tanto tempo" constituía, para o coração magoado e melancólico de Cai Yan naquele momento, um balsamo de algum consolo.

Durante todo o trajeto, ela permanecera sentada, distraída, ponderando repetidas vezes sobre a maneira de formular aquele pedido que até para ela soava embaraçoso.

Apesar de tudo, aquela mansão fora de fato tomada à força por Hua Xiong à família Wei. Contudo, na conjuntura atual, quem ousaria esperar que o exército de Liangzhou tomasse uma propriedade alheia e depois a devolvesse sem motivo algum?

Basta ver o chanceler Dong, que apropriou-se da casa do ministro Wang sem que este ousasse soltar um único muxoxo do princípio ao fim. E agora, tratava-se de Hua Xiong ocupando a residência dos Wei. Em termos de força, qualquer observador atento sabia que Hua Xiong era o expoente máximo das tropas de Liangzhou; no desfiladeiro de Hulao, liderara sozinho as forças para conter duzentos mil homens da coalizão de Kanto sem ceder um centímetro de vantagem. Em contrapartida, a família Wei não possuía sequer um magistrado de comarca graúdo na corte atual...

Quanto à razão... Ah, e quando é que o exército de Liangzhou se dignou a discutir razões com alguém?

Diante de tais reflexões, lembrar-se da condição imposta por Wei Zhongdao — "Recupere minha casa e desfarei nosso noivado" — tornava-se quase uma missão impossível...

Sentindo um aperto doloroso no peito, Cai Yan esteve prestes a debulhar-se em lágrimas novamente. Porém, sabia muito bem que, na outra noite, embora Wei Zhongdao estivesse a caluniá-la, houvera uma pergunta para a qual ela própria desconhecia a resposta e era incapaz de rebater...

A saber: por quê?

Se haviam se visto apenas duas vezes, por que bastara uma única frase de Cai Yan para que o famigerado e temido tirano de Luoyang, Hua Xiong, libertasse os prisioneiros de imediato de forma tão resoluta?

Lá no fundo, ela intuía vagamente uma resposta possível. Contudo, em circunstâncias como aquelas, preferia fingir que tal resposta não era verdadeira.

Mesmo que fosse apenas uma hipótese, aquela donzela de dezessete anos recusava-se a encará-la. Preferia acreditar que a relação entre ela e Hua Xiong resumia-se a uma afinidade mútua. Amigos? Ou quem sabe... bons amigos?

...

A carruagem deteve-se diante da mansão por um longo período. Hua Xiang mantinha um sorriso e uma postura que julgava cavalheiristas, aguardando tanto tempo que o rosto começou a doer-lhe de tanto sorrir...

– Tosse, tosse... – Hua Xiang acabou por se manifestar. – Desculpe-me a falta de recepção adequada, senhorita Cai, perdoe-me...

– Oh? – Cai Yan despertou de seus devaneios dentro da carruagem.

Já... havíamos chegado? Era ele do lado de fora?

Apressou-se em secar as lágrimas do rosto, ergueu a cortina e desceu.

– Comandante Hua, esta humilde donzela vem novamente importuná-lo.

– Ora, que importunação que nada! De jeito nenhum... – Hua Xiang abriu um largo sorriso.

Achas mesmo que me importunas? Eu é que queria que viesses todos os dias!

No entanto, o que verbalizou foi:

– Senhorita Cai, por favor, entre e tome uma xícara de chá para conversarmos?

– Ah... – Cai Yan assentiu, atabalhoada.

Por que raios o meu coração sempre dispara quando o vejo?

O que respondeu, contudo, foi:

– Com certeza.

Somente ao acompanhar Hua Xiang para o interior do pátio é que Cai Yan reparou nas mudanças operadas na fachada.

Oh? De onde viera aquela profusão de carruagens e toras de madeira? Estaria ele reformando o lugar ou construindo algo?

Ao entrarem, Hua Xiang guiou-a até a sala de visitas, onde Xiaowei, ostentando um sorriso sugestivo, prontamente serviu o chá fumegante.

Sentados, ambos bebericavam o líquido sem saber muito bem como iniciar a conversa.

– Digo... – Hua Xiang pousou a chávena, fitando o semblante abatido da jovem, preparando-se para averiguar o que se passava, quando...

– Comandante, comandante! – gritou um artesão, irrompendo no recinto com alguns pedaços de papel grosseiro nas mãos. – Este pequeno alto-forno que o senhor desenhou, nesta parte aqui...

Contido, Hua Xiang deu um sorriso apologético a Cai Yan, virou-se e sussurrou algumas instruções ao ouvido do artífice.

Mal despachara o primeiro, já outro aguardava na fila empunhando um rolo de tecido:

– Comandante, sobre aquele fole que o senhor mencionou ontem, nesta seção...

Hua Xiang teve de apontar para os traços no tecido e proferir mais algumas orientações. Mal se voltou, e eis que surgiu um terceiro, sem carregar nada, limitando-se a aproximar-se e cochichar:

– Comandante, o sabão de banho e a cinza de vegetal que o senhor pediu já estão prontos. Para o próximo passo, o senhor acha que...

Hua Xiang coçou a cabeça, sorriu e trocou mais palavras em segredo com o homem. Terminado isso, logo apareceu outro indivíduo:

– Comandante, o calcário que o senhor requisitou foi entregue. Onde deseja...

– Bem... – refletiu Hua Xiang. – Por enquanto, deixem empilhado do lado de fora do portão mesmo.

Antes que conseguisse respirar, outro artífice disparou para dentro da sala e, com um estrondo ensurdecedor...

Um estampido colossal ecoou do fundo da propriedade!

– Ai, caramba! – exclamou Hua Xiang sobressaltado. Sem tempo para explicações, limitou-se a apontar para o assento de Cai Yan, pedindo com gestos que o aguardasse ali, antes de disparar a correr para o exterior.

Momentos depois, retornou com o rosto coberto de fuligem, incapaz de conter o sorriso nos lábios, embora resmungasse resmungos de frustração:

– Esses taoístas, por que diabos levam as coisas tão a sério...

Deixou-se cair pesadamente na cadeira, virou alguns goles de chá da xícara e só então voltou-se para Cai Yan:

– Mil perdões, senhorita Cai. Minha residência tem andado... com muitos afazeres ultimamente.

Foi só naquele instante que conseguiu, enfim, dirigir-lhe uma frase completa.

Contendo a imensidão de dúvidas que lhe grassavam no peito, Cai Yan sorriu polidamente:

– Não há de quê, Comandante Hua. O senhor é um homem de muitas obrigações; sou eu quem peço desculpas pela visita intempestiva e inconveniente.

– Ora! Que é isso, senhorita Cai... – Hua Xiang acenou com a mão. – Desde que seja para vê-la, Hua Xiang tem tempo a qualquer hora.

Ajudando a esclarecer, acrescentou logo em seguida, temendo soar impreciso:

– De verdade, Hua Xiang... aprecia muito a sua presença aqui... Não, o que quero dizer é que a senhorita pode considerar este lugar como se fosse sua própria casa. Digo, não, o que pretendo expressar é que a senhorita jamais deve se acanhar diante de mim... Enfim, o que eu queria mesmo dizer é...

Um risinho abafado escapou dos lábios de Cai Yan. Por alguma razão, vê-lo perder a compostura daquela maneira fez com que o ânimo dela se iluminasse tanto quanto a luz do sol lá fora.

Do outro lado, Hua Xiang piscou os olhos diante daquele sorriso, mastigou algumas palavras em silêncio e acabou sorrindo também.

Ambos silenciaram novamente por alguns instantes.

Logo em seguida, Hua Xiang virou o rosto ao notar outro artesão a correr na direção deles carregando um apetrecho qualquer. Pôs-se de pé de um salto e bradou:

– Hu Che'er! Feche a porta! Ninguém deve nos interromper enquanto converso com a senhorita Cai!

– Com certeza! – ecoou a voz de Hu Che'er de fora, postando-se como sentinela para barrar o artífice.

– Ah... – Hua Xiang suspirou, reassumindo o lugar. – Mil perdões, senhorita Cai. Minha residência tem andado... com muitos afazeres ultimamente.

Parou logo em seguida, lembrando-se de que acabara de pronunciar exatamente a mesma frase minutos antes, o que lhe provocou um ligeiro rubor de embaraço.

Cai Yan, franzindo os cantos dos olhos com um brilho encantador e contendo o riso, respondeu com idênticas palavras:

– Não há de quê, Comandante Hua. O senhor é um homem de muitas obrigações; sou eu quem peço desculpas pela visita intempestiva e inconveniente.

Diante daquilo, os dois não se contiveram e irromperam em gargalhadas.

...

Por fim, Hua Xiang conteve o riso e inquiriu:

– Qual o motivo da visita da senhorita hoje? Se houver algo em que eu possa prestar auxílio, Hua Xiang certamente não poupará esforços.

Oh.

Assim que essas palavras abandonaram-lhe a boca, o sorriso gracioso nos lábios de Cai Yan sumiu instantaneamente.

Remexendo-se no assento como se estivesse extremamente desconfortável, ajustou a postura várias vezes antes de, com a timidez de uma criança apanhada em falta, fitar o chão e murmurar baixinho:

– Esta humilde donzela tem, de fato, um favor a pedir.

– Pois não – assentiu Hua Xiang, sentindo uma ponta de incerteza. – Pode falar livremente, senhorita, não precisa guardar cerimácias comigo.

– É que... é que... – Cai Yan hesitou diversas vezes até reunir a coragem necessária. – Wei Zhongdao... deseja que o senhor... lhe devolva a mansão...

– Hm... – Hua Xiang franziu o cenho, ponderando por instantes antes de replicar pausadamente:

– Bem, quanto a isso... no momento, a situação está um tanto complicada.

Assim que a frase foi proferida, as lágrimas nos olhos de Cai Yan romperam-se como uma represa estourada, despencando em catadupa pela face...