Capítulo 95: Uma Qualidade Notável
— O que você está querendo dizer com isso? — perguntou Vítor, surpreso.
— Bem... O conselheiro Vítor salvou minha esposa, e eu realmente não tenho como agradecer... Se não se importar, pode descansar aqui... — respondeu Samuel, corando de vergonha ao terminar a frase.
Mas então pensou consigo mesmo: agora que a Heloísa certamente já descobriu sobre ele e Eugênia, não teria mais como depender dela. Se é assim, melhor aproveitar enquanto ainda dividem o mesmo teto, e deixar que Heloísa o ajude uma última vez! Ela o ama tanto, com certeza acabará por ceder.
Vítor só tinha lido sobre homens oferecendo suas esposas em romances — nunca imaginou que veria isso na vida real. Sentiu-se desconcertado; afinal, era um homem sério.
— Tem certeza... de que quer que sua esposa durma comigo? — indagou, franzindo o cenho.
— Absoluta! — Samuel assentiu com firmeza.
— Nem vai perguntar à sua esposa o que ela pensa disso?
— Não precisa, eu sou o chefe da casa! — disse Samuel com orgulho.
— E se ela resistir? — insistiu Vítor.
— Isso não vai acontecer. Eu coloquei um sedativo nela! Ela não tem como resistir, e quando acordar não vai lembrar de nada! Pode ficar tranquilo! — explicou Samuel, satisfeito por ter trocado várias cadernetas de racionamento de Heloísa por aquele remédio, obtido com outros sobreviventes.
Vítor ficou completamente sem palavras. Era a primeira vez que encontrava alguém tão desprezível. Heloísa realmente tinha sido muito azarada ao cruzar com Samuel. Sorte que quem estava ali era ele; se fosse alguém de má índole, a integridade de Heloísa estaria perdida.
Na cama, Heloísa soltou um gemido de dor. Samuel, aflito, apressou-se:
— Conselheiro Vítor, acho que exagerei na dose! É melhor agir logo, ou ela pode passar mal! Vou esperar lá fora! — E, sem dar chance de resposta, saiu e fechou a porta, solícito.
Vítor balançou a cabeça, incrédulo, e se aproximou da cama. Não era homem de se aproveitar de ninguém; queria apenas verificar como Heloísa estava.
Ao vê-la de perto, ficou surpreso. Heloísa abrira os olhos, o rosto ruborizado, mas lágrimas escorriam dos seus olhos.
— Heloísa? Consegue me ouvir? Se sim, pisque uma vez — perguntou baixinho.
Heloísa fitou-o com lágrimas nos olhos e piscou.
— Então ouviu tudo?
Ela piscou de novo.
Vítor deu de ombros.
— Que bom. Não tive culpa de nada, foi tudo ideia do seu marido.
Ela piscou mais uma vez.
— Esse remédio vai passar daqui a pouco, certo? Caso contrário, podemos procurar um médico.
Dessa vez, Heloísa não piscou. Esperou um tempo, então abriu a boca. Vítor se aproximou para ouvir melhor.
Subitamente, Heloísa, com um gesto frágil, abraçou o pescoço de Vítor, fechou os olhos em desespero e deixou as lágrimas escorrerem.
— Eu... estou sofrendo... Me ajude...
...
Uma hora depois.
Heloísa, com os cabelos desfeitos, repousava sobre o peito de Vítor, olhos inchados e olhar vazio.
Vítor, sempre solícito, segurava um cigarro entre os dentes, sem acender. Não fumava, mas gostava da sensação.
Com delicadeza, afastou uma mecha do cabelo de Heloísa da testa, expondo seu rostinho pálido e tocante.
— O que pretende fazer agora?
Após longo silêncio, Heloísa murmurou:
— Eu queria morrer, mas lutei tanto para sobreviver... Não posso. Não te culpo, culpo ele... Mas não sei o que fazer...
— Não sabe? Então deixe comigo...
Vítor foi interrompido por Heloísa:
— Não! Eu... eu mesma resolvo...
Diante do olhar perdido de Heloísa, Vítor não tinha certeza de que ela conseguiria lidar com aquilo, mas preferiu respeitar sua decisão.
— Está certo — disse, levantando-se para vestir-se.
Heloísa o observava em silêncio. Vestido, Vítor ajeitou o cobertor sobre ela, secou-lhe suavemente as lágrimas e saiu do quarto.
Assim que Vítor deixou o cômodo, Heloísa enterrou o rosto no cobertor e chorou, embora já não restassem mais lágrimas...
Do lado de fora, ao ver Vítor finalmente sair, Samuel suspirou aliviado. Mais de uma hora! Que homem aguentaria tanto? Será que sua esposa suportaria tudo aquilo...?
— Então, conselheiro, ficou satisfeito com minha esposa? — perguntou Samuel em voz baixa.
Mesmo envergonhado pelo que fazia, consolava-se pensando que, de qualquer forma, Heloísa iria deixá-lo, e trocá-la por um "cargo" não era um mau negócio.
Vítor o olhou, sem responder. Estava satisfeito; Heloísa era muito diferente de Diana.
Mas não havia motivo para compartilhar isso. Não ia elogiar a esposa de Samuel — ou será que não seria tão absurdo assim...?
Samuel, vendo que Vítor não respondia, não se importou. Pensou que, se Vítor não tivesse ficado satisfeito, não teria passado tanto tempo lá dentro.
— Vou indo agora. Quanto à troca de função... Vou pensar no assunto.
Vítor afastou-se a passos largos, sem olhar para trás.
— Volte sempre que quiser! — despediu-se Samuel, sorrindo, antes de correr para casa novamente.
Viu Heloísa dormindo no quarto, então saiu de fininho e foi direto encontrar-se com Eugênia. Só com ela sentia-se, de fato, um homem.
...
No dia seguinte.
Vítor praticava o arremesso do machado e estava satisfeito com seu progresso. Sua habilidade de fortalecimento físico não se limitava a exercícios comuns; até treinos de arremesso recebiam algum benefício.
Depois de tanto treino, embora não fosse perfeito, já acertava com precisão de média a curta distância. Não corria mais o risco de errar o alvo, mirando na perna e acertando a mão, por exemplo.
Já podia se considerar, mesmo que modestamente, um usuário de machados de arremesso.
— Ainda assim, acho que o machado não é tão prático quanto um arco e flecha...
Só tinha alguns machados, não podia carregar muitos de uma vez. Com arco e flecha, poderia levar uma aljava cheia de flechas, além de ser menos cansativo.
Quanto ao poder de ataque, os arcos modernos não deixavam a desejar. Especialmente se o arco do tal amigo de Samuel fosse realmente caro, provavelmente seria de qualidade.
— Preciso ver quando posso ir até lá...
Samuel dissera que o local ficava um pouco longe da base, mas não mais que cinco ou seis quilômetros. A distância entre o Condomínio Felicidade e a Base das Águas era parecida, e ele tinha chegado bem. Era perigoso, claro, mas em tempos de apocalipse, tudo era perigoso. Bastava evitar riscos desnecessários.
Vítor continuou treinando o arremesso em casa, planejando sair para testar suas habilidades no dia seguinte.
À noite.
Heloísa apareceu pontualmente na casa de Vítor.
Na verdade, ela não queria ir, pois não sabia como encará-lo. Mesmo sabendo que tudo fora culpa de Samuel, e que Vítor não tinha agido de má-fé, o fato estava consumado. Ela e Vítor tinham tido uma relação íntima, com seu marido ouvindo do lado de fora... Só de pensar, Heloísa queria sumir de vergonha!
Mas precisava descobrir quem gravara aqueles vídeos.
Quanto à ideia de assumir a culpa por Samuel... Heloísa hesitava. Sempre soubera dos defeitos dele, mas tolerava, pois todos têm falhas, inclusive ela. Casais são feitos para superar juntos as dificuldades; se não houver tolerância, o caminho se torna impossível.
O que não esperava era que, depois de tudo que fizera por Samuel — até cogitar sair da base para lhe garantir uma vida melhor —, este a trocasse por um cargo, entregando-a a outro homem como moeda de troca!
Sentia-se decepcionada, magoada, e perdida sobre como lidar com Samuel. Sempre fizera o certo, ajudara os outros, e nunca enfrentara uma traição tão íntima. Não sabia o que fazer...
— Sente-se — disse Vítor, indicando a poltrona à sua frente.
Heloísa sempre fora confiante, não desviava o olhar nem diante dos conselheiros. Agora, porém, nem conseguia encarar Vítor; sentia-se ainda mais constrangida.
Seus sentimentos por ele eram confusos. Antes, era gratidão por tê-la salvo; depois, companheirismo nas batalhas; agora, depois do que aconteceu, não sabia o que pensar. Estranhamente, não sentia repulsa dele...
— Como resolveu a situação? — Vítor perguntou, curioso, referindo-se ao episódio do sedativo.
— Eu... não falei nada com ele... — respondeu Heloísa, envergonhada.
Jamais pensara em fugir dos problemas, mas agora, fugir parecia vergonhoso, embora eficaz...
— Não falou com ele? Só isso? — Vítor ficou surpreso. Era essa a solução que ela queria dar sozinha?
A pergunta o deixou mais constrangida, e para mudar de assunto, apressou-se:
— Aquele... tal sujeito já apareceu?
Vítor não respondeu diretamente, mas perguntou:
— Aquilo que me contou ontem é verdade? Você realmente traiu dois colegas? E foi filmada?
— Sim... — Heloísa respondeu, cabisbaixa.
— Levante a cabeça. Olhe para mim — ordenou Vítor.
Ela obedeceu, fitando-o com olhos ainda inchados. Surpreendeu-se ao notar que ele era mais bonito do que lembrava. Mas não aguentou muito tempo; desviou o olhar após alguns segundos.
— Vou perguntar novamente: é verdade o que disse? Não responda ainda. Pense bem no que aconteceu ultimamente... Depois olhe nos meus olhos e responda. Somos parceiros de vida ou morte, não quero ser enganado.
Heloísa apertou os punhos, em conflito. Vítor esperou pacientemente.
Depois de um longo tempo, ela suspirou fundo, como se desabasse, mas também sentiu alívio.
Ergueu a cabeça, encarou Vítor com coragem e disse, pedindo desculpa:
— Me perdoe... Eu menti. Na verdade, não fui eu que matei os colegas, foi Samuel...
Heloísa contou tudo, mostrando inclusive o vídeo que tinha.
Vítor nem olhou o celular, mas assentiu satisfeito.
— Muito bem. Essa é a Heloísa que eu conheço!
— Você... acredita em mim? — Heloísa não podia crer. Sua explicação soava como desculpa, e qualquer um pediria detalhes ou provas, mas Vítor simplesmente acreditou.
Ela sentiu-se tocada; mesmo que seu marido não confiasse nela, alguém ainda confiava.
Mas logo esse sentimento passou quando ouviu Vítor declarar:
— Claro que acredito. Afinal, fui eu quem gravei o vídeo.
— Como assim? — Heloísa ficou tonta. — Você disse que viu o vídeo, mas agora diz que foi você que gravou?
Vítor confirmou com a cabeça.
— Sim. Eu também estava na estação de tratamento, na torre mais alta e velha.
Se Samuel tivesse ouvido, teria reclamado por Vítor não os ter ajudado. Mas Heloísa não era como ele; ficou em silêncio, depois comentou surpresa:
— Quase fomos até aquela torre... Talvez tivéssemos nos conhecido antes... — De repente, pareceu lembrar de algo: — Então, você já me conhecia quando nos encontramos na rua? Foi por isso que me salvou?
— Exatamente. Já sabia quem você era e que era uma pessoa de caráter. Achei que valia a pena ajudar. Se fosse o seu marido... não teria salvo.
Vítor mentiu sem pestanejar. Salvar Heloísa foi, sim, por ela ser boa pessoa, mas também porque era uma desperta e ele queria entender melhor os outros como ela, além de ser algo simples de fazer... Mas era uma mentira inocente.
Ao ouvir isso, Heloísa corou, não de timidez, mas de vergonha. Afinal, ela o enganara até então...
Quando Vítor chamou Samuel de inútil, ela nem se incomodou; já aceitara esse fato.
— Como saiu de lá, então? — perguntou Heloísa, curiosa.
— Eu tinha um carro. Fugi dirigindo, poucos zumbis não me pegariam. Se vocês tivessem esperado um pouco mais, eu teria atraído os zumbis e vocês poderiam escapar sem sacrificar dois colegas.
— ...
O assunto a fez sentir-se ainda pior, especialmente porque Vítor sabia de tudo, mas fingiu não saber, fazendo-a sentir-se uma tola.
Ela olhou para ele com um misto de tristeza e mágoa.
— Por que não me disse logo? Por que inventou outra pessoa?
— Porque eu não sabia se você ia acobertar Samuel. Se contasse a verdade, poderíamos nos afastar. E estava certo: você o acobertou.
Heloísa sentiu tanta vergonha que queria sumir.
— E agora, o que pretende fazer com Samuel?
— Só nós três sabemos disso. Para mim, não faz diferença; desde que não falem nada e não repitam o erro, posso fingir que não sei.
Vítor não se importava. O importante era a estabilidade da base. Com certeza havia outros casos parecidos, só não vieram à tona.
Ele vira nos arquivos de João, o administrador, registros de alguns crimes, mas enquanto não afetassem a base, não importava. Afinal, precisavam de trabalhadores.
Se aceitassem apenas "pessoas sem máculas", a base fecharia, pois ninguém seria aceito. No apocalipse, não existe gente perfeita.
— ...Obrigada.
Mesmo já não querendo mais saber de Samuel, e pensando em se separar, Heloísa agradeceu, pois sabia que Vítor poupava Samuel em consideração a ela.
— Mais alguma coisa? Se não, fique para jantar comigo.
Vítor sentou ao lado dela e a envolveu pelos ombros.
Mas Heloísa se afastou rapidamente, como se tivesse levado um choque.
— Vítor, por favor... respeite-me!
Vítor ficou surpreso ao ver o rosto dela corar intensamente.
— O que aconteceu ontem foi inevitável. Vamos fingir que nada aconteceu, pode ser?
Vendo que ele a olhava, ela emendou aflita:
— Que nada aconteceu? Difícil esquecer o seu jeito de querer ficar por cima...
Vítor brincou.
— Não diga mais nada! — Heloísa estava tão envergonhada que quase chorava.
Vítor sorriu e acenou com a cabeça.
— Está bem. Nada aconteceu.
— ...Obrigada.
— Ah, amanhã preciso sair. Venha comigo.
— Sair? Para buscar suprimentos?
— Algo assim.
Heloísa ficou tentada. Não queria mais se ocupar das pequenas intrigas da base. Lá fora era perigoso, mas com Vítor, o risco era menor. Mas sua relação com ele agora era complicada... Sentiu-se indecisa.
Como não recusou de imediato, Vítor insistiu:
— Combinado então. Espere por mim no prédio principal amanhã.
— ...Está bem — concordou, por fim.
— Fica para jantar?
— Não, não! Tenho coisas a resolver, preciso ir.
Heloísa recusou, mais por constrangimento do que por não querer jantar de graça. Afinal, havia outra mulher na casa de Vítor, e não sabia bem qual era a relação entre eles, mas parecia íntima demais para que ela ficasse ali.
Vendo Heloísa partir, Vítor sorriu, pensativo.
— Heloísa já foi? Não ia jantar conosco? — disse Diana, entrando na sala. Ela nunca interrompia Vítor quando ele estava em conversas importantes, só desceu ao ver Heloísa sair.
— Ela teve que ir — explicou Vítor, e então sugeriu:
— Acho Heloísa uma ótima pessoa. Sogra, quando puder, tente se aproximar dela. Acho que vocês podem ser boas amigas.
— Ah? Claro! — Diana se surpreendeu, mas logo assentiu. Vítor raramente elogiava alguém; se elogiava Heloísa, era porque ela realmente valia a pena.
(Fim do capítulo)